4ª Edição, ciclo 2007

LISTA DOS 59 FINALISTAS


Atendimento ao Cidadão


Conhecimento, Estudo e Solução para Minimizar as Mortes nas Rodovias do Estado de São Paulo

DER - Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo / CO - Coordenadoria de Operações

Edson Ferreira Costa Junior - coe@der.sp.gov.br

Implantação do Programa de Redução de Acidentes nas rodovias do Estado de São Paulo com a criação de fluxo de ações e informações no combate aos acidentes.


Projeto "A Bola da Vez, + basquete, + handebol"

Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

Luiz Carlos Martins - lcmartins@sp.gov.br

Funciona através de uma parceria inter-secretarias, unificando nesta ação os Projetos Escola da Família e Pintando a Liberdade, onde é fornecido aos Educadores Universitários do PEF, capacitação e material esportivo das modalidades de handebol e basquetebol,para aplicação em escolas publicas do Estado.Fazendo com que os produtos frutos da mão de obra dos internos, beneficíe e tragam qualidade de vida aos cidadãos.


Boletim Escolar Eletrônico

FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação

Márcia Rachel Busch - marcia.busch@fde.sp.gov.br

A Secretaria da Educação decidiu dirigir esforços no sentido de facilitar as rotinas burocráticas da secretaria escolar, oferecendo às unidades escolares da rede pública de ensino, órgãos regionais e centrais ferramentas facilitadoras para agilizar e otimizar a produção de serviços. Com base nesses motivos, foi concebido o Sistema de Avaliação e Freqüência, que oferece aos pais, responsáveis e alunos, acesso pela Internet a dados de notas e freqüência dos estudantes, além do Boletim Impresso.


Programa Jovens Acolhedores: Unindo Escolas de Nível Superior, Serviços de Saúde e Universitários na Melhoria da Qualidade do Atendimento

Secretaria de Estado da Saúde (Coordenadoria de Recursos Humanos)

Neil José Sorge Boaretti - jovensacolhedoresequipe@saude.sp.gov.br

É um projeto da Secretaria da Saúde instituido pela Res SS 112 de 05/12/03 destinado a participação de universitários (de qualquer área do saber) no Acolhimento de Pacientes das Unidades Publicas de Saúde, com o objetivo de investir no processo de humanização da assistência, sendo o acolhedor aquele que promove o encontro do usuário com a instituição por meio de atitude cuidadosa, disponível para uma escuta aberta às necessidades do usuário e capacidade de orientar sua inclusão no Sistema.


Programa "Minha Terra"

Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo José Gomes da Silva.

Cleusadélia de Oliveira - cleusa.delia@terra.com.br

O Programa Minha Terra, desenvolvido pela Fundação ITESP,tem o propósito de proceder a regularização fundiária de imóveis, beneficiando populações de baixa renda, posseiros em terras devolutas, rurais e urbanas, ou ocupantes de loteamentos urbanos irregulares. Para atendimento do Programa, a Fundação ITESP busca parcerias formais ou não formais com diversas entidades públicas, citando-se como exemplo, as Prefeituras Municipais.


Agendamento Eletrônico

Instituto de de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - Iamspe

Mônica Prioli - mprioli@iamspesaude.com.br

O projeto de agendamento eletrônico do Iamspe veio atender a pedidos de usuários por uma ampliação do sistema de marcação de consultas. O modelo eletrônico abriu canais de acesso rápidos e modernos para esse atendimento. O HSPE foi o primeiro hospital no País a implantar uma solução completa de agendamento pela internet, por portal de voz e terminais de auto-atendimento.Hoje, as consultas podem ser marcadas aos finais de semana, feriados e até durante a madrugada, 24 horas por dia .


“Contribuição para o Controle Sustentável e Inclusão de Moléstia Milenar - Integração Docente, Discente e Assistencial”.

Núcleo Multidiscipinar de Hansenologia do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Leontina da Conceição Margarido - leontinamargarido@msn.com

A moléstia de Hansen (MH) históricamente, tem sido marginalizada e excluída; doentes não tratados, têm seqüelas importantes. O Brasil ultrapassou a Índia no número absoluto de doentes. Na equipe médica há estigma e desinterêsse. O grupo faz, além do ensino e assistência médica aos doentes e familiares, campanhas em áreas carentes, para diagnóstico e tratamento precoces. Em 1200 pessoas examinadas, 6,5% têm MH. Contribuição efetiva, para o controle sustentável e inclusão da MH.

Humanização Hospitalar por Meio da Atividade e Terapia Assistida por Animais na Unidade de Cardiopatia Congênita do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo

Andrea Cotait Ayoub - adrianaenf@yahoo.com.br

Este projeto está relacionado às ações de humanização do ambiente hospitalar por meio da terapia com animais (A/TAA). O objetivo central foi estruturar, sistematizar e avaliar os benefícios das A/TAA na pediatria do IDPC. Os resultados permitem concluir que as A/TAA contribuiu para a melhora dos parâmetros fisiológicos das crianças do estudo, além de propiciar um ambiente mais alegre durante a internação, favorecendo à humanização para as crianças, seus familiares e equipe multiprofissional.


Implantação do Programa Medicamento em Casa - Entrega de Medicamentos no Domicílio dos Pacientes Ambulatoriais SUS.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Sonia Lucena Cipriano - sonia.cipriano@hcnet.usp.br

Implementação de um sistema de dispensação ambulatorial de medicamentos,diferenciado e inovador, por meio de gestão informatizada, que possibilite a entrega domiciliar para os pacientes do Hospital das Clínicas com tratamento de uso contínuo, com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento, evitando a locomoção destes pacientes ao hospital, por meio da entrega mensal de medicamentos em domicílio, promovendo a humanização no atendimento com maior comodidade e segurança ao paciente.


Ferramenta para a Gestão da Qualidade no Atendimento às Emergências Químicas - Certificação ISO 9001:2000

CETESB - Cia de Tecnologia de Saneamento Ambiental

Angela de Campos Machado - angelacm@cetesbnet.sp.gov.br

Como órgão técnico responsável pelo controle da qualidade do meio ambiente no Estado de São Paulo, a CETESB desempenha diversas atividades numa emergência química como, orientação a outros órgãos públicos, definição de ações que garantam a segurança nos atendimentos, a proteção da saúde da comunidade e a minimização dos impactos ambientais. A certiificação ISO 9001:2000 foi utilizada como ferramenta para assegurar a satisfação de seus clientes (públicos, privados e o cidadão).


Impacto do atendimento resolutivo em Mastologia na redução da mortalidade por câncer de mama em São Paulo.

Centro de Referência da Saúde da Mulher- Hsopital Pérola Byington

Luiz Henrique Gebrim - lgebrim@uol.com.br

O câncer de mama incide anualmente em 50.000 mulheres/ano no Brasil,sendo 6.000 na capital.O predomínio de casos avançados(maior que 5cm)decorre da falta de acesso e demora em diagnosticar e tratar(média de 6 meses. Viabilizamos no CRSM em agosto de 2005 um Centro de Atendimento rápido e integrado para diagnóstico em consulta única.Após 24 meses foram atendidas 33.774 mulheres e diagnósticados 2.701 casos de câncer, sendo só 26% nos estádios avançados,com redução de mortalidade imediata de 19,5%


Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização


Implantação do Programa de Uso Racional da Água em Escolas da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp

Regina Aparecida de Almeida Siqueira - rsiqueira@sabesp.com.br

A Sabesp em parceria com a Secretaria Estadual de Educação implantou o PURA em 50 escolas estaduais da Região Metropolitana de São Paulo, graças ao financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Esse projeto foi bastante ambicioso, pois incorporou diversas atividades e envolveu pessoas de vários órgãos e unidades da própria Sabesp. Os resultados foram muito promissores já que o consumo das escolas foi reduzido em 55% e o retorno do investimento foi inferior a 4 meses


Experiêncoa na Implantação de Plataforma Analítica em Laboratório Clinico Estatual Público: Ganho em Otimização de Recursos Humanos e na Rapidez dos Exames com Qualidade

HC Unicamp

Eliana Cotta de Faria - cotta@fcm.unicamp.br


Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática como Recurso de Capacitação de Grande Número de Servidores Públicos, mas Privilegiando a Capacidade de Pensar, Interagir e Construir dos Aprendizes

Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap

Tania Maria Tavares Gomes Silva - ttavares@fundap.sp.gov.br

A comunidade virtual é um espaço em que são criadas redes de aprendizagem colaborativa e cooperativa. As redes permitem o compartilhamento de idéias, atividades e tarefas, além de encontrar soluções para problemas do dia-a-dia. O contato e a troca de experiências com servidores dos mais diversos órgãos da administração pública oferecem uma experiência enriquecedora para cada participante e para toda a comunidade. Assim, todos são atores da "construção" de uma rede de conhecimento.


Gestão como Instrumento para Elevar a Taxa de Adesão ao Tratamento Anti-Retroviral de Pacientes Vivendo com HIV/aids

Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids - Casa da Aids da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HCFMUSP

Eliana Battaggia Gutierrez - elianabg@hcnet.usp.br

Para contemplar alterações no perfil de 3051 pacientes com HIV/aids o Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids do HCFMUSP (SEAP HIV/Aids) desenvolveu projeto de gestão com foco na adesão do paciente ao tratamento, fator crítico de sucesso do mesmo. Resultados mostram elevação da retirada de medicamentos, redução de absentismo às consultas, efetividade de tratamento em 93% dos pacientes e custo/paciente/ano de R$ 24,51. Parcerias firmadas incluem Ministério da Saúde e ONG.


Sistema de Gestão do Envio dos Conjuntos de Materiais Escolares para as Escolas da Rede Estadual de Ensino.

FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação

Márcia Rachel Busch - marcia.busch@fde.sp.gov.br

Diante da necessidade de melhoria do processo de gestão do envio dos conjuntos de materiais escolares para as 5.628 escolas da rede estadual de ensino, para que estas efetuassem a sua distribuição aos alunos regularmente matriculados, tendo em vista as dificuldades enfrentadas no ano anterior, onde o controle era feito de forma manual, foi proposta a criação de um sistema de gerenciamento de entrega, com acesso via Internet, permitindo, assim, a interação dos fornecedores e das escolas.


Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal – Projeto Nota Fiscal Paulista

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Alvaro Ribeiro Botelho Junqueira - arbjunqueira@fazenda.sp.gov.br

Com a finalidade de estimular o exercício da cidadania fiscal, o Governo do Estado de São Paulo idealizou o projeto Nota Fiscal Paulista que tem como objetivo o incentivo à solicitação, pelos consumidores, do documento fiscal nas aquisições de mercadorias. Para isso, será devolvido aos consumidores 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento. Além de diminuir a carga tributária individual dos cidadãos, espera-se a diminuição da concorrência desleal e da comercialização de produtos ilegais.


Modernização dos Procedimentos de Vistorias em Edificações no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo

13º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Antonio Cláudio Cunha - cpcandido@polmil.sp.gov.br

O trabalho busca a modrenicação dos procedimentos e vistorias em edificaçoes no corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Atraves da Integração Tecnológica e da criatividade, a fim de solucionar problemas na atividade de vistorias, de modo a atingir a satisfação dos usuários, facilitar o trabalho dos vistoriador, reduzir o tempo para a realização das vistorias, alcançando assima excelência na prestação de serviço público


Ação com Foco na Redução e Controle de Perdas no Município de Salesópolis

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP

Dante Ragazzi Pauli - drpauli@sabesp.com.br

Ação para reduzir e controlar o índice de perda em um município com o ciclo completo do saneamento, que vai desde a captação através de mananciais e poços, Tratamento e Distribuição de água e captação e tratamento de esgotos, um município com certificação iso 14.000, buscando trazer o indicador de perda do município a niveis aceitaveis, reduzindo o volume de água disponibilizado e aumentando os volumes medidos e faturados, aplicando ferramentas da qualidade com o MASPP e o PDCA.


Sistema de Referência e Agendamento de Consultas via Internet em um Hospital de Ensino Público

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP

Wilson Moraes Góes - wmgoes@hcrp.fmrp.usp.br

Um grande problema enfrentado pelo sistema público de saúde em geral e nos grandes hospitais em particular é a desorganização do fluxo de pacientes. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCFMRP-USP) vem procurando meios de organizar este fluxo, através do desenvolvimento de um sistema de informação para referência e contra-referência dos pacientes e agendamento das consultas. Esta desorganização do fluxo repercute na qualidade da assistência prestada.


Curso de Pregão Eletrônico a Distância/Rede do Saber: a Tecnologia Educacional da Rede do Saber como Instrumento de Racionalização da Formação dos Servidores Públicos Estaduais

Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo

Marcos Antonio Monteiro - bscavazza@vanzolini-ead.org.br


Projeto Pintando a Liberdade - A Bola que faz o Gol é o Trabalho que Reintegra e Ressocializa.

Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

Luiz Carlos Martins - lcmartins@sp.gov.br

O Programa funciona em três penitenciárias em SP,e é uma parceria do Min.Esp.e a Sec. de Esporte,Lazer e Turismo e tem por objetivo a confecção de material esportivo com mão de obra carcerária.O material é distribuído em órgãos públicos e trabalham no programa em torno de 800 internos, produzindo até o momento mais de 138.801 itens, atendendo à 767.820 pessoas.Entre os benefícios estão a remissão da pena, profissionalização e produção de material de baixo custo e ótima qualidade.


Inclusão Social,Identificação Civil de Nossas Crianças

Polícia Civil de Ourinhos

Dr. Luis Fernando Quinteiro de Souza - tmrdab@bol.com.br

O Projeto realisado teve por base identificar gratuitamente todas as crianças da rede municipal do ensino fundamental da cidade de Ourinhos, que ultrapassa a 6.000 (seis mil) crianças, visitando as escolas, propagando a relevância do documento, para que desde o início se conscientizem de seu papel como cidadãos e associem à instituição Policial Civil uma imagem de companheirismo e proteção.


Comissão Assessora ao Ministério Público Estadual na Análise de Solicitações de Medicamentos, Fórmulas Nutricionais e Equipamentos Médicos via Ordem Judicial: a Experiência de Ribeirão Preto

HCFMRP-USP

Carlos Eduardo Menezes de Rezende - carlosrezende@universia.com.br

representantes do MP-SP, do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS XIII), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCFMRP-USP) e da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SMS-RP), decidiram sobre a formação de um grupo técnico de médicos para auxiliar a Promotoria Pública Estadual de Ribeirão Preto na avaliação dos pedidos de elevado valor financeiro e não padronizados no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando ainda o crescente núme


Certificação Digital em Publicações de Licenciamento Ambiental Cetesb no Diário Oficial - Processo sem Complicação

Imprensa Oficial do Estado S.A.

Angélica Rinaldi - vilanova@imprensaoficial.com.br

A Cetesb exige que sejam feitas publicações no Diário Oficial sempre que uma empresa em processo de abertura possa, em virtude de sua atividade, prejudicar o meio ambiente (ex: postos de gasolina). Antes deste projeto os empresários eram obrigados a se deslocar à Imprensa Oficial ao menos duas vezes (trazer a matéria e, no dia seguinte, buscar sua cópia autenticada). Após esse projeto, os empresários puderam enviar suas matérias pela internet e recebê-las via e-mail certificadas digitalmente.


Gestão de Recursos Humanos


Programa de Pós-Graduação USP-IDPC (Universidade de São Paulo - Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia)- Nível Doutorado - CAPES nota 4: "Medicina-Tecnologia e Intervenção em Cardiologia": Integrando o Serviço Público e a Universidade.

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - Entidade Associada da Universidade de São Paulo

Amanda Guerra de Moraes Rego Sousa - cpg2@dantepazzanese.org.br

O Curso de Doutorado USP-IDPC constitui-se num instrumento acadêmico de Ciência e Tecnologia para desenvolvimento e bem-estar social. Seus objetivos são: capacitar médicos com especialização Cardiovascular para geração de conhecimentos e habilitação docente altamente qualificada, para responder à demanda manifesta tanto nos cursos de especialização e de Mestrado, como nas políticas acadêmicas e governamentais relacionadas à Saúde Pública.


Gerenciando Dificuldades para Acreditação Hospitalar em Hospital Cardiovascular

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Andrea Cotait Ayoub - chrispereiramartins@gmail.com

Este estudo visou identificar as dificuldades para certificação de qualidade (Acreditação) sob o ponto de vista dos enfermeiros e propor estratégias de gerenciamento. As dificuldades foram relacionadas principalmente ao déficit de condições operacionais e de infra-estrutura. Como resultados obteve-se a efetividade dos processos por meio da gestão de projetos com definição da metodologia de trabalho, da diretriz institucional, e determinação de metas com cronograma e análises críticas periódicas.


Sistema de Avaliação do Aprendizado de Procedimentos de Operação de Circulação e Controle da Cptm

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Teresinha de Lourdes Martins Ferreira Moreno - teresinham@cptm.sp.gov.br

Projeto desenvolvido em parceria entre as áreas de Circulação e Controle, Informática e Recursos Humanos, revolucionou a metodologia de treinamento em procedimentos de operação. Disponibilizado em ambiente WEB, possibilita ao empregado o acesso ao sistema de qualquer local da empresa, através da Intranet ou Internet para consulta e realização de auto avaliações e avaliações monitoradas aplicadas pelo supervisor. Emite relatórios gerenciais subsidiando os gestores no acompanhamento das equipes.


A Arte do Servir - Programa de Ações Formativas e Construtivas para os Servidores das Unidades Prisionais da Região Oeste.

Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Oeste

José Reinaldo da Silva - gacipacroeste@yahoo.com.br

Este programa visa promover ações formativas e construtivas que contribuam para a gestão, valorização e capacitação dos servidores das 35 unidades prisionais da região oeste, promovendo o resgate da auto-estima, motivação e o intercâmbio entre elas. Refletindo a importância da responsabilidade social, profissional e ético com ações de multiplicadores dentro do ambiente prisional.


Pesquisa de Clima Organizacional do Sistema HC-FMUSP

Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo

Polyanna Costa Lucinda - polyannalucinda@hcnet.usp.br

O Trabalho relata a elaboração, desenvolvimento e aplicação da pesquisa de Clima Organizacional no Hospital das Clínicas de São Paulo. Os principais temas abordados são: conceituação teórica do Clima Organizacional, principais objetivos da pesquisa, metodologia utilizada, melhorias realizadas durante o segundo ciclo da pesquisa, demonstração dos resultados, principais desafios enfrentados e principais soluções adotadas.


Sistema de Avaliação Institucional - Um instrumento para a melhoria da qualidade da Educação Profissional

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Roberta Froncillo - avalinst@centropaulasouza.sp.gov.br

O Sistema de Avaliação Institucional foi criado com o propósito de apurar a qualidade da Educação Profissional oferecida pelo Centro Paula Souza.Fornece dados para um planejamento compromissado com o sucesso escolar. Como resultado houve melhoria do desempenho e o desenvolvimento de um processo de envolvimento da comunidade escolar capaz de transformar a própria realidade para melhor.


Programa de Treinamento Suplementar – Valorizando o Homem

15º Batalhão de Policia Militrar Metropolitano

Luiz Humberto Caparroz - 15bpmm@gt.sp.gov.br

Formulação, Implementação e avaliação do Programa de Treinamento Suplementar, em desenvolvimento aos policiais do 15º BPM/M, responsável por parte da área do Município de Guarulhos, nas diversas modalidades de policiamento, além do efetivo administrativo do Batalhão e Companhias Policiais Militares.


Os Caminhos de uma Empresa Socialmente Responsável

Sabesp - Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo

Walter Sigollo - mrubimcs@sabesp.com.br

Cada vez mais as empresas são cobradas a desempenhar na sociedade um papel que extrapola o da realização de negócios, o da prestação de serviços e o da geração de lucros para os acionistas. O exercício da responsabilidade social é uma atuação compatível com objetivos mais amplos de busca de um bem-estar coletivo e de um desenvolvimento que seja sustentável no longo prazo. É um avançado de conscientização e mobilização dos gestores e dos empregados, com impacto direto em toda a sociedade.


Sítio Qualidade de Vida no Trabalho

Secretaria de Gestão Pública/Prodesp

Laura Suely Bolonine - lbolonine@sp.gov.br

O site contém informações sintéticas das principais realizações das Secretarias e seus órgãos vinculados. Nele estão descritas as boas práticas em Qualidade de Vida no Trabalho, disseminadas sobretudo por coordenadores locais, através da adesão das Secretarias ao Programa Prevenir-Iamspe. Divulga, também, o trabalho da Secretaria de Gestão Pública referente ao panorama (quantitativo e qualitativo) do absenteísmo no Estado de São Paulo, consolidado através dos dados fornecidos pelo DPME.


Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação


Polícia Militar: A Força da Comunidade

4° Batalhão de Polícia Militar do Interior

Tenente Coronel PM José Humberto Nardo - faserpa@polmil.sp.gov.br

Trata-se de um programa de televisão, transmitido pela TVCOM, canal 13 da NET (TV a cabo), na região de Bauru, onde um policial militar é o âncora (apresentador - Capitão PM Jorge Duarte Miguel), que apresenta o programa divulgando notícias positivas sobre a Polícia Militar e a Segurança Pública (entrevistas, ações, operações, campanhas educativas e sociais, reportagens, técnicas modernas, prêmios de qualidade conquistados, serviços prestados), sem divulgar ocorrências policiais, armas ou afins


Design de Hipermídia


Tornando o Portal da Diretoria Acadêmica da Universidade Estadual de Campinas (UNicamp) um Espaço Virtual Inclusivo.

Universidade Estadual de Campinas

Antonio Faggiani - faggiani@unicamp.br

Espaços virtuais na internet têm substituído balcões de atendimento nas organizações públicas e privadas. Assim como no caso do balcão, o acesso aos serviços oferecidos via internet deve ser garantido a todos. Problemas concretos de acessibilidade enfrentados e reportados por uma das usuárias do site da Diretoria Acadêmica da Unicamp motivaram e serviram de bandeira ao seu redesign, visando torná-lo um ambiente virtual inclusivo. A abordagem adotada e os resultados obtidos são apresentados.


Portal AcessaSP

Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo

Antônio Carlos de Oliveira - lidecweblab@gmail.com

Tem como objetivo ser referência de uso da internet em programas de inclusão digital, oferecendo conteúdos e facilitando a navegação por meio de ferramentas inovadoras. O seu desenvolvimento foi baseado na idéia de construção colaborativa e na criação de comunidades de usuários, que visa à proposição de novas formas de comunicação em rede. A interface foi projetada para oferecer, de maneira simples, o maior número de caminhos cognitivos que conduzam o usuário ao serviço ou módulo desejado.


Sistema de Projeções Populacionais

Fundação Seade

Carlos Roberto Almeida França - crfranca@seade.gov.br

O sistema apresenta as projeções populacionais por sexo, faixas etárias qüinqüenais e idade escolar, para o período de 2001 a 2010, 2015 e 2020, com diversas possibilidades de agregação regional, que vão desde o município até o total do Estado.


Portal do Governo do Estado de São Paulo

Secretaria de Comunicação

Ricardo Kobashi - rkobashi@sp.gov.br

Portal do Governo do Estado de São Paulo que, através de uma arquitetura simples e do uso inovador de mídias como áudio e vídeo, amplia a capacidade de comunicação de governo para um maior número de cidadãos e se estabelece como uma central de difusão de informações de governo, de programas e serviços para a população d Estado de São Paulo.


E-democracia


Sistema de Pesquisa Eletrônica de Satisfação

Ouvidoria Prodesp / Poupatempo e Sistemas Internos da Prodesp - Tecnologia da Informação

José De Ambrosis Pinheiro Machado - jmachado@sp.gov.br

É um sistema web, que permite facilmente pela Internet, que o cidadão responda a pesquisa elaborada pelo gestor que, pela web, pode: construir e editar a pesquisa(questionários e textos);organizar a lista de convidados;enviar a pesquisa por e-mail com um link para o questionário, cuja resposta vai direto para o sistema ou fazer, via web, a tabulação manual nos casos de telefone ou papel físico; e, no fim, permite a emissão de relatórios quantitativos ou qualitativos das informações tabuladas.


e-NegociosPublicos – Transparência no Governo de São Paulo

Imprensa Oficial do Estado

Antonio Carlos Lopes de Freitas - carloslopes@imprensaoficial.com.br

O projeto e-NegociosPublicos teve o grande desafio de levar a população a transparência e cuidado com o dinheiro público que marcam o Governo de São Paulo. Um desafio aceito e concretizado usando a vanguarda da Tecnologia da Informação com resultados sociais e financeiros. Com mais de 859.000 visitas que permitiram deixar saber, a quem foi de interesse, incentivou uma economia de mais de 59% em pregões realizados, tendo em vista os valores previstos e realizados nas aberturas dos pregões.


Ouvidorias.SP – Sistema Informatizado da Rede de Ouvidorias

Secretaria de Gestão Pública

Erik Macedo Marques - erikmmarques@sp.gov.br

O Sistema Ouvidorias.SP objetiva facilitar, organizar, agilizar, e estabelecer padrões de qualidade mínimos para o trabalho diário de uma Ouvidoria, melhorando o fluxo de informação entre estas e o cidadão, bem como entre ambos e as esferas diretivas do próprio Governo. A sua utilização, além de facilitar e padronizar o fluxo das Ouvidorias que atendem a diversos tipos de serviços do Estado, permite a extração de informações gerenciais para o planejamento das políticas públicas.


E-serviços Públicos


Solução para Digitalização, Gerenciamento e Disponibilização do Diário Oficial do Estado de São Paulo

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Rosana de Carvalho Cruz - rosanacruz@imprensaoficial.com.br

Projeto que transforma em realidade a organização, gerenciamento, disponibilização e gestão de todo conteúdo de acervos da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.


Sistema de Controle de Dispensação de Medicamentos

Fundação Faculdade de Medicina

Jacson Venâncio de Barros - jacsonv@ffm.br

O Sistema de Dispensação de Medicamento foi projetado para atender o Programa de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional. Atualmente, é responsável pela dispensação de aproximadamente 175 mil pacientes/mês, distribuídos em 18 pólos de dispensação em 13 municípios de SP. Além de melhorar a qualidade da informação, permitindo um controle eficaz do estoque, oferece ao cidadão uma melhor condição para a obtenção do medicamento eliminações as “longas” filas de espera.


Inclusão Digital


Projeto Clicar

Universidade de São Paulo - Estação Ciência

Dirce Maria Freitas Pranzetti - pranzetti@eciencia.usp.br

O Projeto Clicar tem sua origem na criação de um atendimento especial, voltado às crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social e freqüentadores espontâneos da Estação Ciência, centro de ciências interativo da USP. Trata-se de um espaço de acesso à cultura digital e de inclusão social com atividades de educação não formal, aberto de terça a sábado, com uma equipe permanente de educadores e estagiários. Até 2006, 2800 crianças e jovens participaram das ações educativas.


Infra-Estrutura


Implementação de Sistema de Localização de Imóveis-Selim Aplicativo Geoweb para Publicação de Informações Patrimoniais e Ambientais do Sistema de Geoprocessamento da Procuradoria Geral do Estado

Procuradoria Geral do Estado

Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo - PESCOREL@SP.GOV.BR

Implementação de Sistema de Localização de Imóveis-Selim Aplicativo Geoweb para Publicação de Informações Patrimoniais e Ambientais do Sistemas de Geoprocessamento da Procuradoria Geral do Estado

Ambiente Online de Pagamentos de Tributos de IPVA, Licenciamento Eletrônico, Multas de Trânsito e Seguro Obrigatório.

PRODESP

Ruggero Ruggieri - ruggero@fazenda.sp.gov.br

Ambiente de pagamentos de tributos online (tempo-real) estaduais entre Secretaria da Fazenda e Bancos conveniados.


PACS (Picture Archiving and Communication System)

Hospital Geral de Pedreira

Patricia Hatae - patricia.hatae@pedreira.org.br

O Hospital Geral de Pedreira (HGP) foi o primeiro hospital público do estado de São Paulo a implementar o PACS-SYNAPSE 3.1 da Fuji Film. O PACS (Sistema de Armazenamento, Gerenciamento, Controle e Comunicação de Imagens Médicas) é um dos mais modernos sistemas de radiologia digital para exames de Raio-X e Tomografia do mundo. Através dele, a imagem digital é enviada ao sistema e o médico pode acessar o resultado do exame no computador de seu consultório ou na unidade de internação.


Sistema Gestor de Recursos Corporativos

Instituto de de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - Iamspe

Mônica Prioli - mprioli@iamspesaude.com.br

O objetivo do projeto é atender aos quesitos principais do planejamento estratégico desenvolvido pelo IAMSPE como a promoção da saúde e prevenção de doenças, através do acesso à rede de serviços, contribuindo para a melhoria de vida de seus contribuintes e beneficiários· Nesse sentido adotou-se uma nova e eficiente ferramenta gerencial informatizada com recursos tecnológicos adequados à necessidade do Hospital que garanta, simultaneamente, uma contínua de qualidade técnica a menor custo.


Transações Internas


Sistema Sabesp de Gestão de Empreendimentos

Companhia de Saneamento básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Valéria Mendes - vmendes@sabesp.com.br

Este trabalho apresenta as fases de planejamento e execução da solução de Tecnologia da Informação para suportar o modelo desenvolvido para a Gestão de Empreendimentos da Sabesp. O projeto foi baseado nas melhores práticas disponibilizadas pelo Project Management Institute - PMI e com especialistas em gerenciamento de empreendimentos da própria empresa, foi customizado uma solução corporativa de Gerenciamento de Projetos baseado no Enterprise Project Management.


Portal Colaborativo Fundap

Fundap - Fundação do Desenvolvimento Administrativo

Christine Rodrigues Fazzi Sadcocco - cfazzi@fundap.sp.gov.br

O Objetivo da criação do Portal Colaborativo foi proporcionar para a Fundap um ambiente único de trabalho de armazenamento e disponibilização de informações, assim como possibilitar uma gestão mais efetiva do conhecimento produzido pela instituição.

SOL - Sistema de Suporte On Line

Imprensa Oficial do Estado

Maria Angélica Rinaldi - reginabraga@imprensaoficial.com.br

O Sistema de Suporte On-line (SOL) foi criado para registrar, administrar e disponibilizar o acompanhamento de todas as solicitações feitas à área de TI, a pedido de todo e qualquer funcionário da empresa. Em uma segunda versão, passou a suportar também os atendimentos a clientes externos à Imprensa Oficial. Hoje, mais do que uma ferramenta operacional, é de extrema importância para análise de necessidades, planejamento e definições estratégicas para a área de Tecnologia da Informação.


Projeto para a melhoria da qualidade no serviço de manutenção em microinformática da Universidade de São Paulo

Centro de Computação Eletrônica - USP

Mauro Cesar Bernardes - mcesar@usp.br

Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do programa para a melhoria da qualidade dos serviços de manutenção em microinformática prestados pelo Centro de Computação Eletrônica à Universidade de São Paulo. Como resultados serão apresentados os indicadores de melhorias na qualidade e os consequentes benefícios aos usuários de microinformática na USP decorrentes da minimização do tempo de atendimento nas manutenções dos equipamentos de microinformática.


Sistema de Gerenciamento do Colegiado da Congregação da FMRP e Disponibilização dos Documentos via Web

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Kátia Mitiko Firmino Suzuki - kmsuzuki@fmrp.usp.br

o Sistema de Gerenciamento do Colegiado da Congregação da FMRP e disponibilização dos documentos via Web possui com objetivo principal otimizar o processo de divulgação das pautas das reuniões do colegiado da Congregação, bem como as decisões através da divulgação das atas. Outro aspecto importante é a divulgação dos membros que compõem o Colegiado e a vigência de seus mandatos. Para consolidar o trabalho foi desenvolvido o Portal da Congregação para a plataforma Web.


Sistema de Gerenciamento de Licitações - SGL

Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP

Alvaro Manuel Santos Mendes - amendes@sabesp.com.br

Os objetivos principais do SGL são; elaborar licitações de acordo com a legislação vigente; orientar as UNs em relação às fases e seguimentos referentes ao processo licitatório; padronizar os procedimentos de licitações; propiciar que as alterações na legislação sejam rapidamente difundidas e aplicadas na Empresa; gerar relatórios gerenciais de acompanhamento e controle e fornecer informações estruturadas para a Alta Administração.


Pregão Sabesp OnLine

Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP

Alvaro Manuel Santos Mendes - amendes@sabesp.com.br

Garantir por meio de disputa justa entre os interessados, a contratação mais econômica, segura, ágil, transparente e eficiente. No sistema são registrados todos os fatos relativos ao certame, envolvendo o credenciamento dos representantes dos Licitantes, os preços das propostas originais, seleção dos Licitantes à fase de lances, os lances ofertados, fase de negociação, habilitação, fase de recurso, adjudicação e todas as mensagens enviadas pelo Chat.


Tele-ECG (Tele-eletrocardiografia à distancia via celular)

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Cantídio de Moura Campos Neto - cmcneto@terra.com.br

Foi desenvolvido no IDPC um projeto de Tele-ECG para facilitar o acesso de comunidades remotas aos centros de excelência em diagnóstico cardíaco sem a necessidade de deslocamento dos pacientes, a não ser em casos de necessidade comprovada. O equipamento já se encontra em uso na instituição e será colocado em disponibilidade nas UBS, conforme intenção de acordo com a Secretaria da Saúde. O Tele-ECG é uma tecnologia de transmissão via telefonia móvel, celular, o que agiliza a sua utilização.


Implantação do Sistema de Armazenamento e Manipulação de Imagens (PACS)

Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Antonio Carlos da Silva - antonio.silva@hcnet.usp.br

O Instituto de Radiologia implantou no início de 2007 o projeto piloto do Sistema de Armazenamento e Manipulação de Imagens (PACS), que tem como objetivo melhorar o fluxo de disponibilização de exames para os pacientes e médicos do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Este projeto permite o acesso online das informações médicas e do arquivo de imagens, possibilitando melhoria na eficácia das informações entre os diversos setores do Hospital.


O uso de um Sistema de Suporte a Decisões para a Gestão dos Recursos Hídricos da Região Metropolitana de São Paulo

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp

Nilzo Renê Fumes - nfumes@sabesp.com.br

O Sistema de Suporte a Decisões – SSD2 foi desenvolvido para auxíliar a tomada de decisões na operação e gestão dos grandes sistemas produtores de água da RMSP.As funcionalidades das interfaces dos modelos e informações hidrológicas propiciam fácil diálogo entre usuário e o computador através do uso de ferramentas de análise robustas e eficientes, permitem a leitura de grandes quantidades de dados fornecendo resultados consistentes para subsidiar a tomada de decisões.