3ª Edição, ciclo 2006

LISTA DOS 59 FINALISTAS


Atendimento ao cidadão


Cepae: Um Modelo de Atenção Precoce à Saúde e de Produção de Conhecimento.

Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Rosana de Fátima Possobon - possobon@fop.unicamp.br

O Cepae (FOP–Unicamp) tem como principal objetivo a prevenção precoce de doenças bucais e a capacitação de profissionais de saúde para a produção do conhecimento e a atuação junto ao paciente. A Equipe do Cepae oferece atendimento interdisciplinar preventivo e curativo à comunidade. Os índices de prevenção de cárie, de aleitamento materno e do não uso de chupeta/mamadeira alcançados estão acima daqueles relatados por outros programas, mostrando que os serviços oferecidos têm sido eficazes.


Segurança e a Sociedade Civil

Secretaria da Segurança Pública

Wagner Galdino Fancio Silva - wagner.silva@uranet.com.br

O “Disque Denúncia, surgiu quando a sociedade mais necessitava da ação da segurança pública. Estamos diante da proposta de uma nova forma de administração da Ordem Pública que pressupõe “interação, colaboração, divisão de responsabilidades e abertura dos meios ao diálogo”. Isto pressupõe, portanto, parceria entre a sociedade civil (população) e as Instituições Policiais e demais órgãos envolvidos na questão de Segurança no intuito de enfrentar as questões pertinentes à Segurança Pública . As informações obtidas através da população que aciona o “Disque Denúncia”, que são traduzidas como denúncias anônimas, representam insumos que não possuem a pretensão de produzir uma verdade jurídica, elas têm por finalidade, disponibilizar para as Instituições Policiais uma ferramenta de trabalho capaz de auxiliar na busca de melhores resultados para suas ações. O “Disque Denúncia” é hoje o maior instrumento de inteligência Policial do mundo, pois possui um variado e completo Banco de Dados, o que permite ter um retrato, tanto da ação dos bandidos, como ação da Polícia, bairro a bairro, crime por crime. O resultado de um trabalho, verdadeiramente feito em equipe, nesse caso, além da união das Policias Civis e Militares, o próprio povo que aciona o “Disque Denúncia” é parceira fundamental e importante para o sucesso de toda a operação e a procura cada vez maior das pessoas para denunciar os delitos existentes em seus bairros, com a garantia de sigilo absoluto e posterior resolução do problema auferido, pois em todas as denúncias, o informante recebe uma senha e com ela poderá acompanhar o andamento da denúncia, faz com que a população tenha cada vez mais confiança no serviço prestado e com isso aumentando a procura do serviço.


APC – Serviço Público com Respeito ao Cidadão.

Departamento de Estradas de Rodagem

Claudia Pedroso - cpedroso@sp.gov.br

Em 1995 a concepção da idéia “Qualidade no Serviço Público” foi introduzida no Governo Estadual. Um dos passos marcantes dessa inovação foi à assinatura da Lei de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos– 10.294 de 20/04/99. Para por em prática essa meta o DER iniciou estudos para centralizar em um único local os serviços públicos dos órgãos DAESP, DH, CPRv, ARTESP e do próprio DER, com atendimento humanizado e de qualidade. Em 25/07/2002 o DER inauugura o APC - ATENDIMENTO PÚBLICO CENTRALIZADO.


Conte Comigo: Um Instrumento de Gestão para o Atendimento ao Cidadão.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Monica Lima Carvalho - mlcarvalho@saude.sp.gov.br

O Programa CONTE COMIGO contribui para a efetivação da Lei 10294/99, de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público do Estado de São Paulo, nos Hospitais de Adm.Direta da SES, favorecendo a garantia de seus direitos básicos quanto a informação, participação e qualidade na prestação dos serviços. Além de orientações, explicações e atenção, o cidadão encontra sensibilidade suficiente para que suas sugestões e queixas se configurem como uma ferramenta Gerencial da Administração.


Rede de Compromisso Social

CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo

Sandra Pinheiro Mendonça - cbastos@cdhu.sp.gov.br

A Rede de Compromisso Social é uma forma de articulação da sociedade que favorece a otimização de recursos humanos, materiais e financeiros das organizações que se tornam parceiras. Integram a Rede atualmente 40 associações comunitárias que atuam em 26 conjuntos habitacionais da CDHU, com ações que se estendem também aos moradores do entorno deles. Seu objetivo é combater situações socialmente indesejáveis, para o que não são suficientes ações isoladas.


Parapuã em Ação, Resolvendo Problemas Locais com Soluções Globais!

Escola Estadual de Parapuã

Rosângela Maria Seigo - rosangela797@itelefonica.com.br

É um projeto que pode ser multiplicado para outras cidades, pois minimiza situações de conflito de A a Z, sempre de forma criativa, barata e eficiente. Possui 15 ações básicas que permitem o redirecionamento das atividades e sua amplificação. É uma proposta de resultados verificáveis, concretos. Engloba além do trabalho coletivo (mutirões de voluntariado), iniciativas de sucesso, como a doação ininterrupta de alimentos roupas e material reciclável para atender a carência do município.


Uma experiência de Ouvidoria

CDHU - Cia de Desenv Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo

Sebastião Eduardo Alves de Castro - secastro@cdhu.sp.gov.br

Consolidar o funcionamento da Ouvidoria, ampliando sua presença junto ao público em geral e aos mutuários, ao mesmo tempo, dar adequado tratamento às manifestações recebidas. Atuar com a perspectiva de um serviço de bom padrão de qualidade como valorização da cidadania.


Programa Bem-Me-Quer

Instituto Médico Legal - SPTC

Emiko Suguio Casa Santa - emikosu@ig.com.br

Inaugurado como Projeto Bem-Me-Quer, oficialmente em 08 de março de 2001, foi regulamentado como “Programa Bem-me-Quer” através do Decreto nº 46369, de 14 de dezembro de 2001, tem como objetivo principal o de amparar as vítimas de violência sexual, desde que o momento que ela decide denunciar o crime, de forma global e integrada com outras Secretarias de Estado com atendimentos altamente especializados e diferenciados.


Trajetória de Cuidados: Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Hospital das Clínicas Da Faculdade de Medicina da USP

Letícia Andrade - laetitia.andrade@terra.com.br

O Núcleo de Assitência Domiciliar Interdisciplinar do HC-FMUSP, criado em abril de 1996, tem como objetivo, atender na residência os pacientes que por dificuldade de deambulação e locomoção não mais podem dar continuidade aos seus tratamentos na instituição hospitalar. Constiui-se como um espaço de assistência ao paciente e cuidadores, ensino e pesquisa mantendo sempre o caráter inovador nas ações e na busca do aprimoramento efetivo e da disseminação do conhecimento em assistência domiciliar.


Hospital das Clínicas Inova o Sistema e Dobra Média de Consultas.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Instituto Central

Vanessa Aparecida Thomaz - vanessa.thomaz@hcnet.usp.br

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o trabalho em equipe realizado pela parceria entre Secretaria Estadual da Saúde e Hospital das Clínicas da FMUSP, na inovação do sistema de atendimento ao cidadão, resultando em benefícios como o aumento do oferecimento de consultas, principalmente, para cidadãos acometidos por doenças de alta complexidade e/ou gravidade. Além disso, é possível verificar que esse sistema é possível de ser implementado com sucesso em muitas organizações.


Programa Água na Escola em São Paulo

SABESP - Unidade de Negócio Leste - ML

Marcelino Sass - eloina@sabesp.com.br

Para atingir toda a população atendida, estimada em 3.500.000 hab, a UN Leste firmou uma parceira com a ONG Água&Cidade para implantar o Programa Água na Escola, tendo como público alvo os professores e alunos da 5ª série da rede pública e particular de ensino, complementando o estudo da água com propostas para o seu uso racional e sugestões para a preservação, recuperação e conservação dos recursos hídricos. O objetivo é conscientizar, sensibilizar e formar cidadãos a partir da escola.


Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho a Partir da Prestação de Serviços ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo

Departamento de Estradas de Rodagem do Estade de São Paulo

Flávio Salvador Simões - co@der.sp.gov.br

Este trabalho trata a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento, implantação e consolidação de um projeto que visa capacitar o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, a prestar um serviço de atendimento telefônico e direto aos usuários de suas rodovias, fornecendo auxílio e informações que permitam melhorar seu deslocamento através do Estado com rapidez e segurança.


Programa Jovens Acolhedores

Secretaria de Estado de Saúde - Coordenadoria de Recursos Humanos

Paulo Hernique D'Angelo Seixas - nboaretti@saude.sp.gov.br

É um Programa criado em 2003 destinado à participação de universitários de qualquer área do saber no Acolhimento de usuários, promovendo o encontro deste com a instituição de saúde e orientando sua inclusão dentro do sistema. O universitário tem direito a Bolsa de Estudo integral por um ano (financiada pela SES e pela Instituição de Ensino conveniada), Curso Saúde e Cidadania e Supervisão Técnica. São 742 Bolsas em 47 Unidades de Saúde do Estado e 58 Instituições de Ensino.


Oficina de Artesanato das Mulheres do Quilombo Jaó

Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo

Tibério Leonardo Guitton - comunicacao@itesp.sp.gov.br

Com recurso do Finsocial para aquisição de máquinas de costura e capacitação profissioanl em corte e costura, as mulheres do Quilombo abriram uma oficina de costura, obtendo renda alternativa.


Sistema de Gestão das Manifestações do Cidadão - SGMC

Cia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Prodesp

José De Ambrosis Pinheiro Machado - jmachado@sp.gov.br

O Sistema de Gestão das Manifestações do Cidadão - SGMC é um sistema web que permite a sistematização do recebimento e resposta das Manifestações do cidadão realizadas em todos os Postos Poupatempo, teleatendimento e pela Internet. Ele facilita a interação entre o cidadão e Estado e gera informações gerenciais para a melhoria dos serviços prestados. Em sete anos soma mais de 220.000 manifestações recebidas e respondidas aos cidadãos que exercem uma atitude concreta de cidadania .


Cidadania de Direito e de Fato

Escola Estadual

Maria Antonai do Prado - e.916948a@see.sp.gob.br

O trabalho é desenvolvido, de forma articilada com intituições governamentais e não governamentais, visando ao atendimento integral às crianças e adolescentes em situação de risco, bem como, à qualidade de vida dos cidadãos de diferentes faixas etárias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. As parcerias firmadas têm contribuído para a implementação de políticas públicas preventivas e compensatórias que dão efetividade à co-responsabilidade, ao pertencimento e ao protagonismo. juveni


Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização


Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista

Secretaria de Turismo

Fernando Longo - mbignardi@sp.gov.br

Programa de “Jornadas de Desenvolvimento do Turismo Paulista”, focado na descentralização, interiorização e regionalização, através das vertentes-sensibilização, articulação, mobilização, capacitação, divulgação e roteirização-, formam um modelo democrático e eficaz de gestão pública descentralizada que promove o ordenamento do turismo pela base, buscando o comprometimento de todos os protagonistas: poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada,destinado aos 645 municípios.


Certificação Digital em Publicações de Licenciamento Ambiental Cetesb no Diário Oficial - Processo Seguro sem Complicação

Imprensa Oficial do Estado S.A.

Angélica Rinaldi - vilanova@imprensaoficial.com.br

Solução de Publicação e Certificação Digital de Licenciamento Ambiental da Cetesb no Diário Oficial. Sistema web baseado na internet que permite ao publicante realizar sua publicação e receber em seu e-mail sua cópia certificada digitalmente, com validade legal. Processo automatizado que reduz o custo de abertura de empreendimentos, podendo ser totalmente executado de casa ou local de origem do publicante.


Gestão Corporativa para a Prestação de Serviço do Trem Metropolitano

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

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A CPTM desde a sua criação vem investindo no sentido de recuperação de uma malha ferroviária que é herança de antigas ferrovias incorporadas pelo Governo do Estado de São Paulo carentes de integração operacional e de qualidade na prestação de serviços.Foram então determinados os Atributos de Serviço, metas e indicadores de desempenho que orientaram os esforços e investimentos da empresa para o Ciclo de Prestação de Serviço, com foco nos usuários - clientes finais.


Sistema OMEGA de Segurança - Inteligência Policial Investigativa suportada por Inteligência Artificial

Policia Civil do Estado de Sao Paulo - Departamento de Inteligencia (DIPOL)

André Dahmer - adahmer@sp.gov.br

O OMEGA. é o primeiro aplicativo brasileiro especializado para Inteligência Policial. Venceu a Categoria G2G do Prêmio E-GOV 2004 e é reconhecido por instituições internacionais como um dos mais completos sistemas especializados em inteligência policial. Utiliza rotinas de inteligência artificial, aplicando tecnologias de recuperação inteligente de informações e redes de relacionamento, trabalhando com bases de dados dentro de um ambiente completo e integrado.


Nota Fiscal Eletrônica - A Modernização do Fisco à Serviço da Sociedade

Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo - SEFAZ SP

Newton Oller de Mello - nomello@fazenda.sp.gov.br

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um projeto inovador que visa à substituição da Nota Fiscal em papel por um modelo nacional eletrônico, com validade jurídica, implicando na redução de custos para o contribuinte, na melhoria do controle fiscal e na alavancagem do comércio eletrônico no Brasil. A iniciativa do projeto por parte do Estado de São Paulo, pela importância que este representa no cenário nacional, é peça-chave no processo de simplificações de obrigações e modernização do país.


CEQ - Centro de Exames de Qualificação

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Regina Aparecida de Almeida Siqueira - rsiqueira@sabesp.com.br

A redução de perdas de água é um objetivo estratégico da Sabesp e da sua Diretoria Metropolitana-M, A detecção dos vazamentos não-visíveis por meio de equipamentos de pesquisa acústica permite a identificação precoce e precisa dos mesmos (antes que eles aflorem à superfície) com redução das perdas de água, dos custos e prazos para reparo, além de diminuição da área afetada pela abertura de valas em ruas e calçadas.


Negociação para Pregoeiro: Melhorando o Desempenho da Gestão Pública e da Economia de Recursos para o Estado de São Paulo.

Fundação do Desenvolvimento Administrativo

Sandra Inês Baraglio Granja - sines@fundap.sp.gov.br

O Governo de São Paulo, através da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, tem investido na capacitação de estratégias de negociação para pregoeiros, colaborando para a economia do Estado. Elaborou-se Curso de Negociação através de EaD, para 7000 funcionários, com custo inferior a cursos presenciais. Inova ao criar um ambiente híbrido de aprendizagem, utilizando diversos recursos disponíveis, mesclando abordagens “broadcast” com comunidade virtual de aprendizagem e suportes pedagógicos


Modelo Assistencial para Atendimento de Alta Resolutividade em Doenças Mamárias no Centro de Referência da Saúde da Mulher (Hospital Pérola Byington).

Centro de Referência da Saúde da Mulher

Luiz Henrique Gebrim - lgebrim@uol.com.br

O câncer de mama é a principal causa de morte por neoplasias em mulheres no Brasil com 40.000casos/ano sendo mais de 10.000 no Estado de São Paulo. A mortalidade permanece alta pelo grande número de casos avançados resultantes da demora no atendimento e início do tratamento. O atendimento resolutivo em consulta única no Hospital Pérola Byington permitiu atender em 12 meses cerca de 10.000 mulheres, reduzir em 50% o número de casos avançados e 19% a mortalidade, sem aumento do gasto público.


Gestão de Logística Hospitalar

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Dr. Leopoldo Soares Piegas - mayuli@unihealth.com.br

Visando padronizar consumo, reduzir e otimizar estoques, melhorar as formas de armazenagem, garantir dados quantitativos e qualitativos confiáveis ao Setor de Compras e, principalmente, economizar um importante valor em custos diretos (pessoal, materiais, sistemas) e indiretos (compras erradas, desperdício, armazenagem inadequada, horas de enfermagem usadas nestas tarefas)o IDPC decidiu terceirizar a gestão da Logística Hospitalar. Essa decisão propiciou economias significativas para o herário.


Controle de Cosnumo de Água dos Prédios Ocupados

SABESP - Unidade de Negócio Leste - ML

Marcelinho Sass - msass@sabesp.com.br

A prática visa atingir um consumo de até 50 l/empr/dia. Há um controle por meio da planilha que evidencia a redução. Foram capacitados 30 gestores que controlam diariamente os pontos críticos e de maior consumo. Sensibilizamos toda a força de trabalho e comprometemos as gerências locais. A validação do programa é evidenciada através da efetiva redução das perdas financeiras e de volume em todos os prédios. Redução do consumo médio de 65 l/empr/dia para 35,5 l/empr/dia em 2006


Despoluição do Córrego Carajás - Interligando Redes e Ações.

SABESP - Cia de saneamento Básico do Estado de São Paulo

Gilmar Massone - gmassone@sabesp.com.br

A proposta inicial para despoluição seria implantar gradeamento no córrego, e execução de uma estação de tratamento (Flotação) para tratar as águas poluídas com custo estimado em R$ 5 milhões. O desafio foi despoluir o córrego e seus afluentes, num total de 19 Km, através de intervenções e obras na sub-bacia sem utilizar gradeamento ou estação de tratamento (Flotação) e desenvolvimento de Programa de Educação Ambiental junto a comunidade, dentro do prazo estipulado e custo final de R$ 2 milhoes


Gestão de Recursos Humanos


Gestão por Competência no Setor de Arquivo Médico e Estatística e Agendamento.

Centro de Referencia do Idoso "Jose Ermirio de Moraes"

Jose Luiz da Silva Filho - sfilholuiz@ig.com.br

Para oferecer um serviço de qualidade deve-se investir primeiro nos recursos humanos disponíveis, estando o gestor apto a identificar as competências individuais de cada servidor, levando-os a formar uma equipe comprometida com a missão da Unidade, capacitando-os e direcionando-os às atividades que reflitam, no final, a qualidade esperada.É cada vez mais importante e necessária esta visão, para que a visão negativa que grande parte da população inverta-se em relação aos serviços públicos.


Acredito que o resumo do plano que ora encaminho possa ser compreendido por esta frase de Bill Hewlett: "Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão". Acrescento ainda que além do ambiente, a visão do gestor identificando a competência de cada servidor,tornará a qualidade final mais próxima do que efetivamente os cidadãos almejam.


A Educação a Distância: superando os desafios da Educação Corporativa

Sabesp - Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo

Walter Sigollo - mrubimcs@sabesp.com.br

A gestão de RH é um fator estratégico para o sucesso das organizações. A Educação a distância é fundamental para o crescimento dos empregados da Sabesp. Este recurso calcado na tecnologia tem elevado a educação corporativa, contribuindo para atingir os seus objetivos e ser reconhecida como instituição ética, competitiva, voltada ao cliente e ao cidadão. Os resultados ultrapassam os limites da organização, beneficiando os familiares, parceiros e a população em geral.


"Projeto Agora - Gestão para o Futuro - Preparação para a Vida Pós Trabalho".

Departamento de Águas e Energia Elétrica

Maria Silvia Barrozo - mbarrozo@sp.gov.br

Tendo em vista os inúmeros casos de aposentadorias nos ultimos cinco anos, e a maioria dos servidores terem idades entre 40 e 60 anos (84%)portanto pré aposentados, achamos oportuno oportuno iniciar um trabalho de preparação do nosso quadro de servidores para o periodo pós trabalho.


Projeto Qualivida

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Ana Maria de Souza Dias - anamsdias@sp.gov.br

1998:SAA oficializa sua participação no Prevenir /IAMSPE 1999: Elaboração do diagnóstico da realidade / Realização de exames 2000: O Projeto Qualivida une serviços existentes na Sede e cria outros Envolvimento de áreas do CEA.


Projeto ATENAS - Atualização em Tecnologia, Ensino e Assistência.

Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da FMUSP - InCor

Maria José do Amaral Barros Ritzmann - ceritzmann@incor.usp.br

Os avanços acelerados na era do Genoma Humano, Transplantes, Ventrículos Artificiais, Robótica, trouxeram expectativas de um conhecimento integrado sobre esse assunto. O Projeto ATENAS foi a resposta para essa demanda.


Plano de Capacitação e Formação Profissional Continuada em Meio Ambiente

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental

Alaôr Lineu Ferreira - alaorf@cetesbnet.sp.gov.br

Frente aos constantes desafios na defesa e preservação do meio ambiente como bem público de uso comum, conforme Constituição Federal/88 e Constituição Federal/89, torna-se imperativo a implantação de programas de formação de recursos humanos com a dimenção ambiental em consonancia com esses princípios foi implantado o Plano de Capacitação e Formação Profissional Continuada em Meio Ambiente que visa cumprir essa meta.


Novas Práticas de Gestão de Recursos Humanos

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Thereza Limiéri Guimarães - tlguimaraes@yahoo.com.br

Através das oportunidades percebidas,levantou-se as necessidades aplicando-se a metodologia de planejamento da força de trabalho,identificando as necessidades atuais, valorizando-se a força de trabalho através de treinamento e capacitação de pessoal, acompanhamento das tarefas efetuadas com visitas in loco bem como idetificando também as necessidades futuras que será provido através de concurso.


A Gestão do Conhecimento: Ações Integradas Valorizando Pessoas - A Experiência do Instituto so Coração HC FMUSP

Instituto do Coração - HC FMUSP

David E. Uip - david.uip@incor.usp.br

A partir de dados obtidos em Avaliação Sistêmica das Pessoas e da Organização firmaram-se diagnósticos do estado de saúde biopsicossocial dos funcionários.A partir deles foram definidas ações mobilizadoras includentes e heterárquicas focadas na valorização das pessoas, na disseminação do conhecimento, no trabalho em equipe e na revitalização/desenvolvimento de lideranças engajadoras, denominada "Ações Integradas".Os resultados tem demonstrado que, a baixo custo, os objetivos tem sido alcançados.


Gestão de T&D com Foco no Desenvolvimento Organizacional

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

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A Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos da Sabesp, preocupada com a melhoria contínua de seus processos e atendimento dos objetivos estratégicos, adotou um plano diferenciado de T&D, pautado no atendimento às competências organizacionais e na melhoria da empregabilidade dos colaboradores, através da implementação de um sistema informatizado que permite o gerenciamento das necessidades de treinamento, além de avaliar o retorno do investimento ao negócio por meio de avaliação de eficácia.


“Integração Serviços e Saúde e Univerisade: Estratégia para Melhoria da Gestão em Saúde”

Universidade Estadual Paulista - Unesp. Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Profª Titular Nemre Adas Saliba - secrdos@foa.unesp.br

A Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social da FOA–UNESP desenvolve um projeto para a melhoria da gestão em saúde e o fortalecimento do SUS em municípios de pequeno porte, por meio de parceria. Realizou-se diagnóstico situacional e o debate com gestores, trabalhadores e usuários do sistema de saúde local. Observou-se mudanças nas leis do regimento interno dos Conselhos de Saúde, reorganização da demanda, fortalecimento do vínculo entre usuários e prestadores de serviços e controle social.


Prevenir IAMSPE - Programa de Promoção de Saúde e de Prevenção de Doenças para Servidores Públicos Estaduais

Hospital do Servidor Público Estadual - IAMSPE

Miriam Matsura Shirassu - prevenir@iamspe.sp.gov.br

O Programa Prevenir tem como meta estatégica a inserção de ações programáticas de promoção à saúde e de prevenção de doenças no modelo de assistência aos servidores públicos do estado de São Paulo. De 1998 a julho de 2006 foram 43637 atendimentos registrados no programa, representando uma cobertura de 10% da população de servidores ativos, contribuintes do IAMSPE. Os locais de trabalho visitados totalizaram. O programa conseguiu atingir 90% das 21 sedes de Secretarias de Estado.


Ensino Médio em Rede - um modelo de sistema de formação continuada em serviço de agentes educacionais com o apoio de tecnologias de informação e comunicação

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) - gerenciamento da Fundação Vanzolini

Sonia Maria Silva - bscavazza@vanzolini-ead.org.br


Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva

Secretaria de Estado da Saúde - Coordenadoria de Recursos Humanos

Paulo Henriquei DÁngelo Seixas - jlcarvalho@saude.sp.gov.br

Desenvolvido em parceria com a Santa Casa de São Paulo, com início em 2004, o Mestrado Profissionalizante, com duração de 24 meses, é destinado a profissionais de nível universitário com inserção nos serviços de saúde pública e tem como objetivo prepará-los para a utilização da investigação científica como ferramenta no aprimoramento de seu trabalho. Estão sendo concluídas 17 monografias cujos problemas estão relacionados às práticas de saúde na dimensão coletiva.


Agenda Cultural Corevali - Semeando Cultura... Colhendo Auto-Valorização

Coornadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Lirotal - Corevali

Luia Antonio dos Santos Reis Cardoso - luizantoniocardoso@gmail.com

A AGENDA CULTURAL COREVALI, nasceu da observação e da conclusão da necessidade premente de se oferecer atividades culturais, em geral(literárias, artísticas, desportivas e culturais), aos servidores do sistema prisional, para a sua complementação enquanto seres humanos, e elevação do nível cultural, além de oferecer uma maneira de diminuir o estresse gerado pelo dia-a-dia. Consiste na idéia de lançarmos, infindas sementes aos corações, para que um dia, enfim, florescam.


Design de Hipermídia


Portal do Conhecimento da Secretaria da Cultura

Secretaria de Estado da Cultura

Mirella Saori Rocha Kurata - mirella@sp.gov.br

Para atender a necessidade do cidadão de obter informações sobre conteúdos e eventos relacionados à área artístico-cultural a Secretaria de Estado da Cultura criou um portal do conhecimento que reúne os sites de todos os seus equipamentos culturais incluindo 18 museus sob sua administração. O Portal reúne a informação de todos os eventos culturais que ocorrem no Estado, possibilita visitas virtuais aos conteúdos de seus museus entre outros serviços.


Portal AcessaSP

Imprensa Oficial

Ricardo Kobashi - rkobashi@sp.gov.br


Centro de Orientação e Encaminhamento para Pessoas com Necessidades Especiais e Respectivas Famílias

Prodesp

André Rodrigues - arodrigues@sp.gov.br

Sítio contém uma relação de serviços públicos e privados para portadores de deficiência. Todos os itens de acessibilidade foram explorados no desenvolviment.


Inclusão digital


Programa Acessa São Paulo: Tecnologia a Serviço do Cidadão.

Imprensa Oficial

Ricardo Kobashi - ricardokobashi@imprensaoficial.com.br

Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Casa Civil, com gestão da Imprensa Oficial e infra-estrutura da Prodesp. Criado em julho de 2000, o AcessaSP abre e mantém infocentros, espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à Internet. Atualmente, o programa conta com 386 postos em funcionamento, 18 milhões de atendimentos, 890 mil usuários cadastrados, 3.151 computadores instalados em 301 municípios atendidos.


Projeto Coisas Boas da Minha Terra / Coisas Boas Para Minha Terra

Secretaria Estadual de Educação - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas

Aglaé Porto Alves - aglae.alves@edunet.sp.gov.br

O projeto visa estimular o trabalho colaborativo a distância entre escolas da rede pública estadual por meio de uma comunidade virtual de aprendizagem no Portal EducaRede, auxiliada por videoconferências da Rede do Saber - infra-estrutura tecnológica da SEE-SP. O tema do projeto baseou-se no resgate e valorização dos aspectos históricos e culturais das cidades paulistas e a metodologia envolveu atividades de pesquisa, comunicação digital e publicação de produções das escolas.


Alerta de Tempestades via WAP

UNESP - Universidade Estadual Paulista / IPMet - Instituto de Pesquisas Meteorológicas

Carlos Alberto de Agostinho Antonio - antonio@ipmet.unesp.br

Este trabalho descreve o sistema de Alerta de Tempestades via WAP que efetua o envio instantâneo de mensagens de texto com a localização de tempestades para aparelhos de telefonia móvel. A partir de informações extraídas de radares meteorológicos este sistema permite a notificação, via mensagem à celular, da existência de tempestades potencialmente severas nas proximidades de áreas pré-definidas pelo usuário do celular, ou seja, o portador de um celular é notificado da aproximação de tempestades


Infra-Estrutura


Escola na Era Digital

E.E. Professora Oscarlina Araujo de Oliveira

Jose Carlos Luiz Ferreira - escoladigital@conexaojovem.com

Criar um Software que armazenasse e gerenciasse todos os dados de uma unidade escolar;Fazer com que o computador realizasse todas as tarefas repetitivas da secretaria e que os dados fosse organizados e devolvidos em forma de relatórios e gráficos; Aumentar o tempo de aula para os alunos criando uma chamada única (por código de barras); Tornar os conselhos bimestrais mais produtivos e agradáveis ( Micro-TV-Fotos e Dados) Disponibilizar aos Pais o acompanhamento da vida escolar pela Internet.


Projeto de Migração para Software Livre

CETESB -Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental

Daniel Ricardo Falconi Madsen - danielfm@cetesbnet.sp.gov.br

Migração para Software Livre utilizando Open Office/Webmail/Fórum com o objetivo de economizar em licenças de suite de escritórios e licenças de e-mail de servidor proprietário, contornando impacto profundo na cultura da organização, e criando uma base de conhecimeto para tirar dúvidas referente a nova suite


Gestão do Trabalho Colaborativo do Projeto WebLabs do KyaTera para Compartilhamento de Recursos de Ensino e Pesquisa

Tidia/ Fapesp

Verónica María Savignano - vsavigna@ifi.unicamp.br

O Projeto WebLabs do KyaTera nasce com a proposta de compartilhar e otimizar o uso de recursos de ensino e pesquisa transformando laboratórios reais em laboratórios remotos. Cerca de 200 participantes do projeto (estudantes e pesquisadores) trabalham cooperativamente para desenvolver WebLabs que permitam a e-colaboração e o ensino eletrônico de ciências experimentais. A gestão desse trabalho cooperativo foi um desafio superado pela equipe gerencial do projeto.


Transações Internas


Informatização do Projeto Estadual de Subvenção do Prêmio de Seguro Rural

Prodesp

Bruno Gomes Dinardi - bdinardi@sp.gov.br

O sistema prevê o cadastro, acompanhamento e administração das solicitações de reembolso parcial do prêmio de seguro rural solicitadas pelos produtores rurais, assegurando condições para que o agricultor produza, mesmo em situações financeiras adversas. Proporciona um maior estímulo ao desenvolvimento do mercado de seguro rural, fazendo com que o agricultor reconheça ainda mais a possibilidade de minimizar riscos e prejuízos e garantindo o crescimento estadual e nacional do agronegócio.


Sítio Sanções Administrativas

FUNDAP - Fundação do Desenvolvimento Administrativo

Roberto Meizi Agune - ragune@sp.gov.br

O sítio www.sancoes.sp.gov.br, disponibiliza aos gestores dos órgãos e entidades da administração, eficiente instrumento de informações com uma visão geral e atualizada das 363 empresas sancionadas e impedindas de participarem de licitações ou contratar com outros órgãos ou entidades da Administração Pública, por até 5 anos. Proporcionando assim , uma parceria duradoura e baseada nos principios da seriedade e responsabilidade com as condições estabelecidas.


Sistema de Gerenciamento de Contratos de Serviços Terceirizados

FUNDAP - Fundação do Desenvolvimento Administrativo

Roberto Meizi Agune - hferragi@sp.gov.br

O sistema consiste em um banco de dados que consolida informações de todos os contratos de serviços terceirizados do Estado (sem excessão), possibilitando uma visão geral e atualizada da terceirização no Estado, permitindouma visão geral e atualizada da terceirização no Estado e fornece, ainda, um instrumento gerencial eficaz para melhor administração dos contratos.Gerando uma redução significativa em seus gastos, representando uma economia de R$12,60 bilhões de reais .


Integração de Imagens Médicas ao Sistema de Informações Clínicas

Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Marco Antonio Gutierrez - marco.gutierrez@incor.usp.br

Imagens desempenham um papel extremamente importante na Medicina. Elas são amplamente utilizadas na prestação de assistência à saúde, oferecendo diferentes formas de visualização de estruturas do corpo do paciente. Elas também permitem a monitoração dos efeitos de tratamentos e auxiliam no planejamento de cirurgias. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema completo para aquisição, transmissão e visualização de imagens médicas integrado ao sistema de informações clínicas do InCor


Ouvidorias.SP – Sistema Informatizado da Rede de Ouvidorias

Subsecretaria de Gestão e Recursos Humanos

Erik Macedo Marques - erikmmarques@sp.gov.br

O Sistema Ouvidorias.SP objetiva facilitar, organizar, agilizar, e estabelecer padrões de qualidade mínimos para o trabalho diário de uma Ouvidoria, melhorando o fluxo de informação entre estas e o cidadão, bem como entre ambos e as esferas diretivas do próprio Governo. A sua utilização, além de facilitar e padronizar o fluxo das Ouvidorias que atendem a diversos tipos de serviços do Estado, permite a extração de informações gerenciais para o planejamento das políticas públicas.


Transações para a Sociedade


Produção e Análise de Informações sobre Roubo de Carga

Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Publica do Estado de São Paulo - CAP/SSP

André Zanetic - andrezanetic@gmail.com

Nos últimos anos, o roubo de cargas vem figurando entre os crimes que mais têm crescido no país, com o Estado de São Paulo concentrando o maior número das ocorrências. Para aprimorar o conhecimento das dinâmicas, padronizar as informações e impulsionar a eficácia na prevenção, o projeto unificou os dados provenientes das duas principais fontes disponíveis sobre o crime, através de um convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo.


SIGAM – Sistema Integrado de Gestão Ambiental – Aplicação: Eliminação Gradativa da Queima da Palha da Cana-de-Açúcar.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Elisabete Cristina Kono - sma.elisabetec@cetesb.sp.gov.br

SIGAM-Eliminação Gradativa da Queima da Palha Cana-de-açúcar, sistema totalmente eletrônico, primeiro a entrar em efetiva operação no início de 2005, vem dando importantes subsídios para o monitoramento desta atividade, base da indústria sucroalcooleira uma das mais importantes para a economia do estado e do próprio país. O SIGAM possui um módulo de gerenciamento de informações espaciais denominado SIGAMGEO importante instrumento para fiscalização e decisivo para o acompanhamento desta atividade


Emissão de Atestados de Antecedentes Criminais pela Internet

Prodesp

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A SSP é o órgão responsável pela emissão do Atestado de Antecedentes no Estado. É um serviço público gratuito. O cidadão obtem o documento nos postos de identificação da Polícia Civil ou no Poupatempo. Visando diminuir o fluxo de pessoas nestes postos, agilizar a liberação do documento e diminuir os custos para o Estado e o cidadão, foi desenvolvido e implantado o sistema de Emissão de Atestados de Antecedentes pela Internet.


Solução para Digitalização, Gerenciamento e Disponibilização do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Marcio Moreira - rosanacruz@imprensaoficial.com.br

Disponibilizar o Diário Oficial do Estado de São Paulo desde 1891, para toda a população "web", traz consigo benefícios que quase se pode contar: dados de uma década renderam 9,1 milhões de visualizações em um ano. Mas, os desafios de uma base de 7 milhões de páginas, crescendo mais 2.500 por dia, levam a questões mais gigantes: onde armazenar, com segurança, tal volume? Como tornar passível de pesquisa? Quais mecanismos utilizar para organizar e ordenar tal base? Eis o projeto e sua realização.