3ª Edição, ciclo 2006

10 PROJETOS PREMIADOS


Atendimento ao cidadão


Segurança e a Sociedade Civil

Secretaria da Segurança Pública

Wagner Galdino Fancio Silva - wagner.silva@uranet.com.br

O “Disque Denúncia, surgiu quando a sociedade mais necessitava da ação da segurança pública. Estamos diante da proposta de uma nova forma de administração da Ordem Pública que pressupõe “interação, colaboração, divisão de responsabilidades e abertura dos meios ao diálogo”. Isto pressupõe, portanto, parceria entre a sociedade civil (população) e as Instituições Policiais e demais órgãos envolvidos na questão de Segurança no intuito de enfrentar as questões pertinentes à Segurança Pública . As informações obtidas através da população que aciona o “Disque Denúncia”, que são traduzidas como denúncias anônimas, representam insumos que não possuem a pretensão de produzir uma verdade jurídica, elas têm por finalidade, disponibilizar para as Instituições Policiais uma ferramenta de trabalho capaz de auxiliar na busca de melhores resultados para suas ações. O “Disque Denúncia” é hoje o maior instrumento de inteligência Policial do mundo, pois possui um variado e completo Banco de Dados, o que permite ter um retrato, tanto da ação dos bandidos, como ação da Polícia, bairro a bairro, crime por crime. O resultado de um trabalho, verdadeiramente feito em equipe, nesse caso, além da união das Policias Civis e Militares, o próprio povo que aciona o “Disque Denúncia” é parceira fundamental e importante para o sucesso de toda a operação e a procura cada vez maior das pessoas para denunciar os delitos existentes em seus bairros, com a garantia de sigilo absoluto e posterior resolução do problema auferido, pois em todas as denúncias, o informante recebe uma senha e com ela poderá acompanhar o andamento da denúncia, faz com que a população tenha cada vez mais confiança no serviço prestado e com isso aumentando a procura do serviço.


Hospital das Clínicas Inova o Sistema e Dobra Média de Consultas.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Instituto Central

Vanessa Aparecida Thomaz - vanessa.thomaz@hcnet.usp.br

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o trabalho em equipe realizado pela parceria entre Secretaria Estadual da Saúde e Hospital das Clínicas da FMUSP, na inovação do sistema de atendimento ao cidadão, resultando em benefícios como o aumento do oferecimento de consultas, principalmente, para cidadãos acometidos por doenças de alta complexidade e/ou gravidade. Além disso, é possível verificar que esse sistema é possível de ser implementado com sucesso em muitas organizações.


Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização


Sistema OMEGA de Segurança - Inteligência Policial Investigativa suportada por Inteligência Artificial

Policia Civil do Estado de Sao Paulo - Departamento de Inteligencia (DIPOL)

André Dahmer - adahmer@sp.gov.br

O OMEGA. é o primeiro aplicativo brasileiro especializado para Inteligência Policial. Venceu a Categoria G2G do Prêmio E-GOV 2004 e é reconhecido por instituições internacionais como um dos mais completos sistemas especializados em inteligência policial. Utiliza rotinas de inteligência artificial, aplicando tecnologias de recuperação inteligente de informações e redes de relacionamento, trabalhando com bases de dados dentro de um ambiente completo e integrado.


Nota Fiscal Eletrônica - A Modernização do Fisco à Serviço da Sociedade

Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo - SEFAZ SP

Newton Oller de Mello - nomello@fazenda.sp.gov.br

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um projeto inovador que visa à substituição da Nota Fiscal em papel por um modelo nacional eletrônico, com validade jurídica, implicando na redução de custos para o contribuinte, na melhoria do controle fiscal e na alavancagem do comércio eletrônico no Brasil. A iniciativa do projeto por parte do Estado de São Paulo, pela importância que este representa no cenário nacional, é peça-chave no processo de simplificações de obrigações e modernização do país.


Gestão de Recursos Humanos


“Integração Serviços e Saúde e Univerisade: Estratégia para Melhoria da Gestão em Saúde”

Universidade Estadual Paulista - Unesp. Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Profª Titular Nemre Adas Saliba - secrdos@foa.unesp.br

A Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social da FOA–UNESP desenvolve um projeto para a melhoria da gestão em saúde e o fortalecimento do SUS em municípios de pequeno porte, por meio de parceria. Realizou-se diagnóstico situacional e o debate com gestores, trabalhadores e usuários do sistema de saúde local. Observou-se mudanças nas leis do regimento interno dos Conselhos de Saúde, reorganização da demanda, fortalecimento do vínculo entre usuários e prestadores de serviços e controle social.


Ensino Médio em Rede - um modelo de sistema de formação continuada em serviço de agentes educacionais com o apoio de tecnologias de informação e comunicação

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas) - gerenciamento da Fundação Vanzolini

Sonia Maria Silva - bscavazza@vanzolini-ead.org.br


Design de Hipermídia


Centro de Orientação e Encaminhamento para Pessoas com Necessidades Especiais e Respectivas Famílias

Prodesp

André Rodrigues - arodrigues@sp.gov.br

Sítio contém uma relação de serviços públicos e privados para portadores de deficiência. Todos os itens de acessibilidade foram explorados no desenvolviment.


Inclusão digital


Programa Acessa São Paulo: Tecnologia a Serviço do Cidadão.

Imprensa Oficial

Ricardo Kobashi - ricardokobashi@imprensaoficial.com.br

Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Casa Civil, com gestão da Imprensa Oficial e infra-estrutura da Prodesp. Criado em julho de 2000, o AcessaSP abre e mantém infocentros, espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à Internet. Atualmente, o programa conta com 386 postos em funcionamento, 18 milhões de atendimentos, 890 mil usuários cadastrados, 3.151 computadores instalados em 301 municípios atendidos.


Projeto Coisas Boas da Minha Terra / Coisas Boas Para Minha Terra

Secretaria Estadual de Educação - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas

Aglaé Porto Alves - aglae.alves@edunet.sp.gov.br

O projeto visa estimular o trabalho colaborativo a distância entre escolas da rede pública estadual por meio de uma comunidade virtual de aprendizagem no Portal EducaRede, auxiliada por videoconferências da Rede do Saber - infra-estrutura tecnológica da SEE-SP. O tema do projeto baseou-se no resgate e valorização dos aspectos históricos e culturais das cidades paulistas e a metodologia envolveu atividades de pesquisa, comunicação digital e publicação de produções das escolas.


Transações Internas


Sistema de Gerenciamento de Contratos de Serviços Terceirizados

FUNDAP - Fundação do Desenvolvimento Administrativo

Roberto Meizi Agune - hferragi@sp.gov.br

O sistema consiste em um banco de dados que consolida informações de todos os contratos de serviços terceirizados do Estado (sem excessão), possibilitando uma visão geral e atualizada da terceirização no Estado, permitindouma visão geral e atualizada da terceirização no Estado e fornece, ainda, um instrumento gerencial eficaz para melhor administração dos contratos.Gerando uma redução significativa em seus gastos, representando uma economia de R$12,60 bilhões de reais .