5ª Edição, ciclo 2008

25 PROJETOS PREMIADOS

Atendimento ao Cidadão

Excelência em Gestão Pública - Vencedores


Cadastro e Seleção de Candidatos a Beneficiários dos Assentamentos Estaduais

[Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo José Gomes da Silva – ITESP]

Gustavo Ungaro, João Carlos Corsini, Claudemir Peres Francisco de Oliveira,Lydia Higuchi Hirao, Sivaldo da Motta, Isabel Peres dos Santos, Fábio Luiz Nogueira de Almeida, Mirella Saori Rocha Kurata, Luiz Fernando Campos.

Com o intuito de dar condições de acesso e transparência ao processo de seleção dos candidatos para lotes rurais em assentamentos estaduais e maior agilidade ao processo de cadastramento e de seleção, a Fundação ITESP implantou uma série de metodologias e instrumentos gerenciais, entre eles o Sistema de Cadastro e o Sistema de Seleção de Candidatos, para garantir mais transparência, racionalidade, isonomia e eficiência na gestão dos lotes rurais estaduais. Antes, a seleção era feita de forma manual. Agora, o cadastramento é realizado “on-line”. O interessado pode ir a um dos 24 escritórios da Fundação ITESP, na região onde pretende se habilitar à seleção e, após o cadastramento, passa a participar de todas as seleções que acontecerem na região, por um prazo de 2 anos.


Criação de Centro de Prevenção e Tratamento de Disfunções do Assoalho Pélvico - Núcleo de Uroginecologia (NUG) de Jaú

[Núcleo de Gestão Assistencial de Jaú (Núcleo de Uroginecologia - NUG) Sec. da Saúde ]

Prof. Dr. José Tadeu Nunes Tamanini, Dra. Mirce Milhomem da Mota Tamanini, Ft. Rachel Pinheiro Machado Silva, Enf. Renata Cristina de Oliveira Souza Castro, Aux. Enf. Maria Aparecida Martinez Peres

Criação de centro para oferecer serviços de saúde especializados na área de Uroginecologia. Lá, as pacientes – na maioria, idosas – conseguem um diagnóstico preciso e rápido, além do tratamento necessário em um só local. Antes da criação do NUG, o atendimento de pacientes com essas queixas em Jaú e região era feito basicamente por médicos ginecologistas dos Postos de Atendimento Sanitário (PAS) ou Programa de Saúde da Família (PSF) sem formação médica especializada em Uroginecologia.


Gerenciamento de Materiais Hospitalares no HRAC-USP: Planejar é Preciso!

[Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo]

Kátia Rosana Gomes, Mara Silvia Lyra Campos, Dra. Maria Irene Bachega, Vitor Estevam Bastos Pereira, Marcos Paulo da Silva

O HRAC/USP oferece tratamento aos portadores de malformações congênitas do crânio e da face, como fissuras do lábio e palato. O tratamento completo dura em média 20 anos. A partir de críticas feitas por usuários sobre uso excessivo e desordenado de materiais, a Diretoria implantou novos métodos de administração dos recursos. Uma enfermeira que conhece as rotinas de consumo dos materiais hospitalares foi encarregada de gerenciar o projeto. Entre outras medidas, a profissional participa de licitações públicas e acompanha processos de aquisição de produtos em pregões presenciais. Foi desenvolvida uma campanha de educação permanente para o consumo racional e consciente dos recursos públicos. As novas práticas resultaram em redução de 30% nos gastos em materiais o equivalente a R$ 400 mil mensais.


Gestão Estratégica da Unidade de Farmacotécnica Hospitalar na busca da excelência e resultados

[ Hospital das Clínicas - Instituto Central - Secretaria da Saúde ]

Dr. José Manoel de Camargo Teixeira,Dr. Carlos Alberto Suslik, Dra. Sonia Lucena Cipriano,Dra. Márcia Lúcia de Mário Marin, Dra Eliza Yaeko Yamamoto

O projeto criou um sistema de checagem de custos para os produtos fabricados pela Divisão de Farmácia que atende ao Hospital das Clínicas. Desde a sua fundação, em 1944, o HC dispõe de uma Farmácia Hospitalar, que produz vários medicamentos (produtos sem similares no mercado; produtos desenvolvidos para atender ao corpo clínico do HCFMUSP e outras instituições de saúde, e produtos descontinuados no mercado). Com o sistema de Gestão Estratégica foi possível aprimorar a seleção dos produtos mais adequados a fabricação dos remédios em escala semi-industrial, fazer um planejamento econômico mais eficiente, aconselhar e estimular investimentos.


Modernização dos serviços de Limpeza em Ambiente Escolar

[Chefia de Gabinete da Secretaria da Educação ]

Fernando Padula Novaes, Ana Leonor Sala Alonso, Margaret Cruz, Alexandre de Andrade, Andréia de Oliveira Vieira Rodrigues, Ângelo Manoel Lucas Martinho, Magda Vieira, Márcia Regina Yuri Ito, Paulo Henrique Martins Rocha, Consuelita Freitas, Fernanda Neves de Oliveira, Graziele Okamoto, Roberto Barbosa, Viviane Ferreira, Maria Inez Vanz, João Bosco Pinto de Faria

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de limpeza, foi criado um contrato pelo qual a Administração pode exigir a qualidade dos serviços de limpeza, sem a possibilidade de que estes sejam interrompidos durante o ano letivo. A Unidade Escolar, que é cliente e fiscal do Contrato participa desde a fase preparatória de formalização do processo de contratação da prestação dos serviços. Após a assinatura do documento, a escola tem a responsabilidade de comunicar qualquer problema ao gestor do contrato - a Diretoria Regional de Ensino. Agora é possível monitorar com responsabilidade e compromisso a prestação dos serviços, corrigindo de imediato as falhas apontadas.


Excelência em Gestão Pública - Menção Honrosa


Sistema Informatizado de Transplante do Estado de São Paulo

[Secretaria da Saúde ]

Luiz Augusto Pereira, Marcelo Caetano Scandiuzzi, Daniel Casellato Carnasciali, Fábio Luiz Dias, Diogo Alves Pineda, Sonia A. Coria

O sistema gerencia as informações das pessoas que estão na lista de espera para receber um órgão e permite maior controle social e transparência do sistema. Todo o paciente inscrito recebe um número de registro e os pacientes em lista de espera têm acesso ao seu cadastro pelo site da Secretaria de Saúde. Atualmente, 630 usuários podem acessar o sistema estadual de transplantes. São profissionais que compõem as equipes de transplantes, laboratórios de exames que determinam semelhança genética, centros de diálise e central de transplantes.


Unindo forças para acabar com os casos de dengue em São Paulo. Criação do Comitê de Combate a Dengue Reduz em 92,2% os Casos da Doença no Estado

[ Superintendência de Controle de Endemias, Coordenadoria de Controle de Doenças e Assessoria de Comunicação – Secretaria da Saúde ]

Patricia de Souza Lopes, Ricardo Teixeira Liguori, Affonso Viviani Junior

O Comitê de Ação no Combate à Dengue conseguiu reduzir em 92,2% o número de notificações de casos de dengue devido à mobilização de representantes da sociedade civil, empresas privadas e do próprio poder público. Em 2007, a parceria com 35 entidades possibilitou que as ações coordenadas pela Superintendência de Controle de Endemias, da Secretaria de Estado da Saúde, conseguissem diminuir o índice de infestação da doença nos municípios. Entre as ações realizadas estão campanhas educativas; treinamentos de zeladores e porteiros de prédios, mensagens via torpedo sobre a necessidade do combate à dengue e a eliminação ou cobertura de reservatórios de água parada.

O comitê conseguiu uma drástica redução: em 2007, foram registrados 92.345 casos de dengue no Estado, além de 35 mortos. Após a implantação do projeto, em 2008, foram 7.142 pessoas contaminadas e apenas um morto pela dengue. Isso representa uma queda de 92,2% no número de casos da doença.


Indicadores de Qualidade e Quantidade em Enfermagem: a Gestão Moderna de Gerenciamento de Qualidade

[ Instituto Dante Pazzanese – Secretaria da Saúde ]

Aparecida Irian Guidugli Cunha, Rika Miyahara Kobayashi e Andrea Cotait Ayoub

A Divisão de Enfermagem do IDPC estabeleceu parâmetros de qualidade e quantidade específicos para o hospital, como o gerenciamento de recursos, assistência, pesquisa e educação. Desde janeiro de 2005 são realizadas reuniões semanais nas quais esses indicadores são avaliados e propostas de melhorias são criadas e implantadas. Os resultados positivos levaram à certificação do IDPC como Acreditado (título conferido pela Organização Nacional de Acreditação). O certifricado é o primeiro do tipo conferido a um hospital público de administração direta do Governo do Estado.


Adotando uma Prática de Acolhimento Humanizado em um Ambulatório Público

[Conjunto Hospitalar do Mandaqui – Secretaria da Saúde ]

Eliana Rodrigues Goulart, Chang Chung Sing Waldman, Valéria Bispo dos Santos, Laís Moisés, Elaine Maria dos Santos, Rosilaine Silva Ataíde, Yone Ferreira de Oliveira

Através da análise de reclamações, descobriu-se que a demora para o atendimento era um dos principais problemas percebidos pelos pacientes. Foi organizada uma força tarefa para educar os usuários a respeitar o horário agendado. A equipe supervisionou filas, realizou campanhas com cartazes e anexou filipetas aos cartões de consulta alertando sobre a necessidade da chegada com 15 minutos de antecedência ao horário marcado. Com a mudança, as salas de espera ficaram mais tranqüilas, menos pessoas circulam pelos corredores, há menos barulho, o atendimento ficou mais personalizado e as pessoas que utilizam o Ambulatório ficam menos tempo dentro da instituição.


Emissão do Atestado de Antecedentes Criminais Automatizado

[Programa Poupatempo Prodesp ]

Tânia Virgínia de Souza Andrade, Ilídio M. Machado, Cristina Aragão Onaga, Arley Barros Ferreira, Carlos Eduardo Nolli Coelho, Luís Gonzaga Amim, Sadako Komessu, Ana Paula Aguiar Rekmani, Marco Antonio Ferreira de Carvalho, Carlos Wagner Cabral, Jorge T. Ikedo, Lídia Rosenfeld, Paulo Eduardo Patrício Vasconcelos, Edna Ribeiro, Dr Carlos Antonio Guimarães de Sequeira, Suely Ribeiro da Costa Santos, Moisés Henrique Lemus, Geórgia Garotti

Com o novo sistema, o documento está sendo gerado e impresso após pesquisa automática nos bancos de dados de identificação civil e criminal. A impressão a laser já contém a assinatura digital do diretor do IIRGD e um código de validação para ser conferido no site da Secretaria de Segurança Pública. O Atestado Automatizado é entregue na hora nos postos do Poupatempo. O serviço é prestado gratuitamente à população, sendo solicitado, principalmente, por empregadores.


Inovação em Gestão Pública - Vencedores


Colegiado Regional de Atenção Básica do DRS III – Araraquara – Uma Estratégia para Fortalecer a Atenção Básica – AB

[Departamento Regional de Saúde - DRS III – Araraquara – Secretaria da Saúde]

Sônia Regina Souza Silva, Maria Teresa Luz Eid da Silva, Fábio de Mello Falvo, Elisete Trovão de Sá

Para que um sistema de saúde cause impacto na qualidade de vida de sua população é preciso ter a Atenção Básica instituída para acolher o indivíduo, a família e a comunidade. Ressaltando a importância deste conceito, o Departamento Regional de Saúde de Araraquara criou um Colegiado que realiza reuniões freqüentes para discutir, entre outros assuntos: a adoção da Estratégia Saúde da Família; recomendação de estratégias, diretrizes e normas para a Atenção Básica na região e proposição de estratégias para a educação permanente sobre temas relativos à Saúde. A iniciativa inclui a criação de um blog para disseminação de informações sobre a Atenção Básica e a troca de experiências.


Comunidade Virtual de Aprendizagem Saúde: criando uma rede “viva” de colaboradores na área da saúde

[Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e Secretaria da Saúde]

Suzanete Zahed Coelho, Tania Tavares Silva, Berenice Kfouri, Débora Schuskel, Francila Novaes, Raquel Soares

As Comunidades Virtuais de Aprendizagem têm assumido um papel importante nos cursos presenciais, permitindo suporte ao processo de construção de conhecimento e do trabalho colaborativo, além da possibilidade de identificação de talentos previamente invisíveis entre os servidores do Estado.

A Comunidade foi construída pela Fundap a partir de um software livre e permite que os servidores tenham uma fonte constante e confiável de atualização de conhecimento.


Desafios e Avanços da Comissão de Análise de Solicitações Especiais visando a Equidade e o Aprimoramento da Gestão do SUS

[Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS XIII) – Secretaria da Saúde]

Ivanice Gelli Perin, Maria Thomazina Romano Tassinari, Mercia Girotto dos Santos, Iolanda Evangelista Silva dos Santos, Andrea Protti de Andrade Larogian, Vanessa Milan Teixeira, Giulliene Magna Trajano Silveira, Darlene Caprari Pires Mestriner, Alexandra Cruz Abramovicius, Dr. Valdes Roberto Bollela, Drª. Luiza Helena Paiva, Dr. Homero Peixoto do Carmo, Médico Auditor – Drª. Maria Cristina Bárbaro, Dr. Carlos Eduardo Menezes Rezende, Drª. Valéria Moro, Médica Nutróloga, Drª. Ana Célia Beltran de Souza, Regina Helena do Carmo, Wanderli Campos Fazan, Nancy Yamamoto Tanaka, Maria de Lourdes Marcondes Evangelista Mauad, Emilia Maria Paulina Campos Chayamiti, Gilberto Ramos Alves, Cecília Maria Rodrigues Nahas, Shigemaru Nakayama, Alexandre Monteiro Barboza, Silverlei Gava

Comissão formada por especialistas, criada com o objetivo de emitir parecer técnico nos pedidos de ações judiciais enviados pelo Ministério Público Estadual e Poder Judiciário de Ribeirão Preto. A comissão avalia grande número de casos de ações judiciais que exigem o fornecimento de remédios, equipamentos especiais e materiais como cateteres e sondas, entre outros. Integrantes da comissão fazem visitas domiciliares aos pacientes para avaliar necessidades e fazer o posterior acompanhamento de maneira eficiente e correta.


A Transparência dos Atos do Governo Disponível ao Cidadão

[Imprensa Oficial do Estado de São Paulo S/A (Imesp)]

Maria Angélica Rinaldi, Antônio Carlos Lopes de Freitas, Fábio de Andrade Leal, Lucas Maranhão Matis Pereira, Regina de Cássia Brazio Braga
Ricardo Fracaroli Vilanova

Diariamente o conteúdo do Diário Oficial do Estado de São Paulo é publicado integralmente no DO.online. São milhões de páginas publicadas, com arquivos desde 1º de maio de 1891 dos cadernos Executivo, Legislativo, Judiciário, Empresarial, Junta Comercial, Diário Oficial da Cidade de São Paulo, entre outros. O DO.online facilita o acesso à informação e garante a confiabilidade e autenticidade do documento consultado por meio do uso da certificação digital.


EmplasaGEO - Geoinformação para o Cidadão

[Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa)]

Gilberto Ramos Alves, Cecília Maria Rodrigues Nahas, Shigemaru Nakayama, Alexandre Monteiro Barboza, Silverlei Gava

O EmplasaGEO é um sistema de informações georreferenciadas para informar o cidadão sobre as metrópoles paulistas. O sistema possibilita o acesso da população a um banco de dados de interesse público, com informações sobre escolas, universidades, unidades de saúde, bibliotecas, teatros, hotéis, restaurantes, parques, museus, centros culturais, infra-estrutura turística, vídeos e fotos com localização espacial e mecanismo de busca.


Implantação de Coleta/Afastamento/Tratamento de Esgotos em Comunidades Rurais de 150 a 1.000 Habitantes

[Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)]

Antonio R. da Grela Filho, José Emilio Scapim, Luiz Paulo de Almeida Neto

Implantação de coleta, afastamento (transporte de esgotos) e tratamento de esgotos em comunidades rurais com adesão de 100% dos moradores que vivem do trabalho agrícola. A coleta eliminou os esgotos que escoavam a céu aberto. A infra-estrutura beneficiou as comunidades de Prudêncio e Moraes, Bandeirantes D´Oeste, Povoado Sol e Fátima Paulista e contribuiu com um grande número de propriedades rurais que usam os mananciais de água para os animais e irrigações. As obras deixam esta região com 100 % de água tratada, 99,5% de coleta / afastamento dos esgotos e 100 % dos esgotos tratados.


Projeto Ambiental Estratégico Etanol Verde

[Centro de Desenvolvimento Tecnológico/Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – Secretaria do Meio Ambiente]

Rodrigo César Finardi Campanha, Luís Ricardo Viegas, Rodrigo César Finardi Campanha, Luís Ricardo Viegas, Maitê de Souza Sandoval, Roberta Buendia Sabbagh, Helio Ungari, Ana Cristina Pasini, Ana Cristina Poleto, Oswaldo Lucon, Valquíria da Silva, Raquel Castelluci Caruso Sachs

A cana-de-açúcar é o meio mais eficiente de produção de etanol no Mundo. Pela cana-de-açúcar também é possível a obtenção de açúcar e a produção de álcool para outros fins como farmacêuticos, cosméticos e alimentícios. Diante do impacto ambiental gerado pelas queimadas da cana, foi criado este projeto para a produção sustentável de etanol que respeita limites ambientais e potencializa ações benéficas ao meio ambiente. As unidades agroindustriais recebem o plano de ação que possui uma tabela de acompanhamento e verificação e um resumo de ações e metas propostas. Nesta tabela são definidos parâmetros como toneladas e áreas de redução de queima da cana-de-açúcar, produtividade, áreas a serem recuperada, consumo de água e emissão de gases das caldeiras. Para cada parâmetro é estabelecida a meta por ano, estimulando o empreendedor a ter planos ambientais para os próximos dez anos.


Projeto de Recuperação Ambiental de Vila Machado: Gestão Territorial Compartilhada aliada ao Monitoramento para a Ação e a Eficácia

[Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp – São Paulo)]

Carlos Roberto Dardis,Dilmara Veríssimo de Souza, Márcia Alice Alves, Maria Lúcia G. Borba

O projeto usa metodologia de engajamento dos moradores do bairro Vila Machado, no município de Mairiporã, para envolvê-los no processo de gestão territorial. A região, localizada às margens da represa Paiva Castro, pertencente ao Sistema Produtor Cantareira que abastece aproximadamente 9 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, sofre com a falta de coleta apropriada do lixo, com o uso indevido das águas da represa, violência e apropriação indevida do espaço – cenário agravado pela falta de infra-estrutura de apoio para o turismo. A Sabesp, a Prefeitura Municipal de Mairiporã e a comunidade local elaboraram uma agenda para o ano de 2009, no qual estão programadas a execução de ações por parte dos três atores envolvidos. Os resultados deste processo representam um avanço nas formas de expansão da cidadania e o aprimoramento na gestão pública.


Uma Parceria Inovadora para Fazer Frente ao Fenômeno da "Judicialização das Políticas Públicas de Saúde" - A Otimização da Gestão Pública

[CODES - Coordenação de Demandas Estratégicas do Sistema Único de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e PJ8 - 8a. Subprocuradoria, da Procuradoria Geral do Estado]

Pela PJ8: Luciana Augusta Sanchez, Luciana Nigoghossian dos Santos, Rodrigo Augusto Carvalho Gomes, Mirian Gonçalves Dilguerian, Luiz Duarte de Oliveira, Alexandre Dotoli Neto, Marina Benevides Soares, Milena Carla Azzolini Pereira, Elpídio Mario Dantas Fonseca, Jane Terezinha de Carvalho Gomes, Márcia Coli Nogueira, Stela Cristina Furtado, Maria Luciana Oliveira Facchina Podval, Ana Maria Fernandes e Rosinete da Silva Pela CODES: Ana Luiza Chieffi, Celeste Zulmira Batalha Souza, Claudia Regina Camargo, Cristina Valino Nakamura,Daercio Domingos de Souza, Debora Wysocki Martins, Edla de Paulo Lima, Fernanda Vargas Terrazas, Glylse M. Martinelli Rocha Mello, Helena Morioka, Iara Alves de Camargo, Ingborg Calvalcanti Orlandi, Isabel Cristina de Oliveira Guerra, Kátia Piccardi, Maibi Doria Ferraz Checo, Marcelo Amorim Martins, Marcello Scattolini, Marcia Evangelina Alge, Maria Cecília M. M. A. Corrêa, Maria das Graças de A. Oliveira, Maria Inês C. de Mattos, Mariane Ghizellini Wyatt, Mônica Carvalho de Oliveira, Mônica Carvalho de Oliveira, Nelson M. Nogueira Pesciotta, Paulo Ricardo Lucas Duarte, Tania Regina Matucci Hotsumi, Tatiana Abrão, Teresa Yoshihara Orsatti, Thiago José Soares, Aline Negrini, Lucelia de Sousa Santos

Implantação de sistema informatizado de controle judicial, denominado “Sistema de Controle Jurídico”, com dados relevantes de todas as ações ajuizadas para o fornecimento de medicamentos. Só em 2008 foram ajuizadas 30 mil ações desse tipo, atingindo um gasto de R$ 500 milhões. O software permitiu, além de identificar uma quadrilha que fraudava o erário público com pedidos falsos, identificar os medicamentos que realmente tinham demanda e incorporá-los aos programas públicos de saúde. Somente com essa medida, o número de ações judiciais caiu em 25%.


Taboão Paraiso - Polícia e Comunidade em Ação

[3ª Cia do 15º BPM/M (Guarulhos) – Secretaria da Segurança Pública]

Cap PM EDUARDO ZORTTINO DE ANDRADE, 3º SGT PM JOSÉ MARIA MAIA DOS SANTOS, 3º SGT PM MARCOS VINÍCIUS PORTO DIAS, 3º SGT PM CLAUDIO INÁCIO BEZERRA, SD PM CARLOS ALBERTO TEIXEIRA

Desde o final de 2006, a 3ª Cia desenvolve projetos de interação com a comunidade atendida pela Ronda Escolar, como cortes de cabelo, orientação para conservação dentária, palestras sobre alimentação e brincadeiras monitoradas no parque local. Encorajado por essas iniciativas, ocorreu uma espécie de “efeito dominó” na comunidade, estimulando os policiais que têm formação em áreas específicas, como Direito, Acupuntura ou Fisioterapia, por exemplo, a desenvolver projetos e obter como resposta uma participação efetiva das pessoas. Os policiais envolvidos na Ronda Escolar, também fazem palestras contra o uso de drogas e os perigos que envolvem os acidentes domésticos.


Inovação em Gestão Pública - Menção Honrosa


Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal - FOCA

[Coordenadoria de Controle de Doenças - Secretaria de Estado da Saúde]

Luciana Hardt Gomes, Rita de Cassia Maria Garcia, Néstor Alberto Calderón Maldonado, Mônica Almeida, Adriana Maria Lopes Vieira, Cecilia S S Abdalla ,Evelyn Nestori Chiozzotto, Vania de Fátima Plaza Nunes, Cristina Magnabosco, Roberval Lins de Andrade, Teresa Cristina Souza, Ênio Roberto Carreiro.

O Curso de Formação de Oficiais de Controle Animal foi concebido a partir de 2005 no Estado de São Paulo, em uma parceria entre a Secretaria da Saúde, o Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC) e a World Society for the Protection of Animals (WSPA). O objetivo do FOCA é humanizar os serviços de controle de populações animais e de zoonoses. O curso é composto por aulas teóricas, práticas (nas ruas, em canis e gatis, nos serviços de controle animal e junto com a comunidade), demonstrações, trabalhos em grupo e individuais e dinâmicas que acompanham o progresso do grupo.


Enfermaria de Cuidados Paliativos no Hospital Local Sapopemba

Dr. David Capistrano Filho

[Hospital Local Sapopemba Dr.David Capistrano – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP]

Yasuko Yamaguchi Nishikuni, José Abi Karam, Dinaura Aparecida H. Thomaz, Sílvia Maria de M. Barbosa, Luiza Gabriella D. de Araújo, Sula Paiva Fagundes,Valéria Errera Melo, Elissandra Patrícia Melo, Isnard da Silva Carvalho, Djinane Spinoza Zerlotto, Fábio Ho, Guilherme Zwicker da Rocha, Márcio Henrique C. Meireles, Maria de Fábia A. Ferreira, Maurício Sunao Nakabayashi, Daniela dos Santos Galli, Francye Yara Batan, Jairo de Melo Peigo, Marivalda Conceição dos Santos, Mirian Januário A. Lopes, Rodrigo César dos Santos, Rodrigo Micheletti, Solange Aparecida L. Gonçalves, Vania Cecília da Silva Rosa, Cibele de Almeida, Adriana Zebalos Cipolli, Anne Caroline de Oliveira Ramos

Programa criado para oferecer um serviço de melhor qualidade no atendimento ao paciente gravemente enfermo, sem possibilidade de cura, com a aplicação de cuidados paliativos e abordagem personalizada. O atendimento conjunto da família permite uma melhor compreensão do quadro, tornando-a aliada no cuidado com os doentes e na atenuação dos sintomas O benefício para os pacientes e familiares é o resgate da qualidade de vida sem comprometimento da dignidade humana. A segurança e o apoio oferecidos geram tranqüilidade e ajudam na preparação psíquica para a morte.


Hospital Dia Geriátrico: Uma Nova Modalidade de Atendimento ao Idoso no Brasil

[Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo]

Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, Dr. Fabio Rainha Lopes, Dra. Juliana Yumi Tizon Kasai, Dr. Márlon Juliano Romero Aliberti, Sonia Regina Silva Thiago, Rozany dos Santos

O Hospital Dia Geriátrico foi criado há 2 anos como uma unidade de apoio para os idosos atendidos no setor de emergência. É um local que oferece vários recursos de um hospital ao paciente que permanece em domicílio, mas num ambiente preparado para atender particularidades e com uma equipe treinada em gerontologia. O projeto torna possível o uso racional dos leitos, atua com número reduzido de funcionários e diminui o retorno dos pacientes.


Projeto Cão Cidadão Unesp

[Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp-Araçatuba)]

Profas. Valéria Nobre Leal de Souza Oliva, Sandra Maria Coelho Ávila de Aguiar, Wilma Arruda Tefé Gomes, Ricardo Wahys, Osmael Valcir Coli, Michele Sobral, João Caetano, Alcides Branco da Silva Júnior, Natália Rodrigues Camargo, Roberta Soliga Voltam, Leonardo Viana Pereira, Raquel Barroso Parra da Silva, Ana Carolina Rezende de Moraes Ferreira, Verônica Batista de Albuquerque, Bianca Paludetto Dias, Gervásia Roledo Masotti, Gisele Batista da Cruz, Juliana Campos Chotolli,Voluntários: Duquestei da Silva, Renato Campos

O projeto utiliza a Terapia Assistida por Animais para o atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais e idosos. Neste trabalho, os cachorros ajudam os profissionais da saúde no atendimento dos pacientes, como agentes de melhoria de qualidade de vida. A técnica trouxe resultados expressivos, como a redução da ansiedade do paciente com deficiência mental durante atendimento odontológico. O trabalho também é desenvolvido na Associação de Amigos do Autista e contribui para o auto-controle e a concentração dos pacientes. O Cão Cidadão atua com idosos do Lar da Velhice e Assistência Social, levando à melhoria da qualidade de vida dos moradores, a criação de um ambiente mais alegre com brincadeiras com os cães e a realização de caminhadas e exercícios físicos, nas quais o cachorro é sempre um estímulo.


Projeto de Criação de Cadeia de Transformação de Lixo Eletrônico da Universidade de São Paulo

[Centro de Computação Eletrônica - Universidade de São Paulo]

Profa. Dra.Tereza Cristina M. B. Carvalho, Alessandra Falciano, Neuci Bicov, Irã Margarido, Rosa Mitie, Leila Martins, Edson Lima, Ligia Sonnewend, Suzana Moraes, Alberto Camilli, Eduardo Bonilha, Profa. Dra. Suely Vilela

O projeto define e implanta práticas de aquisição de bens de informática e telecomunicações sustentáveis, além de como reusar, descartar e reciclar quando se tornam obsoletos. Inclui a criação de um Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo Eletrônico. A execução do projeto é dividida em três etapas: primeiro é feita a coleta de resíduos de informática e eletrônicos e a classificação do material, realizada no Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho. No ano passado, foram coletadas neste dia 5 toneladas de lixo eletrônico. Na segunda etapa, identifica-se empresas parceiras de reciclagem e empresas fornecedoras de equipamentos eletroeletrônicos verdes. A terceira e última etapa é a Criação de Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo Eletrônico, que vai identificar e classificar a composição dos resíduos de informática mais comuns e pesquisar como podem ser descartados.