4ª Edição, ciclo 2007

10 PROJETOS PREMIADOS



“Contribuição para o Controle Sustentável e Inclusão de Moléstia Milenar - Integração Docente, Discente e Assistencial”.

Núcleo Multidiscipinar de Hansenologia do Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Leontina da Conceição Margarido - leontinamargarido@msn.com

A moléstia de Hansen (MH) históricamente, tem sido marginalizada e excluída; doentes não tratados, têm seqüelas importantes. O Brasil ultrapassou a Índia no número absoluto de doentes. Na equipe médica há estigma e desinterêsse. O grupo faz, além do ensino e assistência médica aos doentes e familiares, campanhas em áreas carentes, para diagnóstico e tratamento precoces. Em 1200 pessoas examinadas, 6,5% têm MH. Contribuição efetiva, para o controle sustentável e inclusão da MH.

Impacto do atendimento resolutivo em Mastologia na redução da mortalidade por câncer de mama em São Paulo.

Centro de Referência da Saúde da Mulher- Hsopital Pérola Byington

Luiz Henrique Gebrim - lgebrim@uol.com.br

O câncer de mama incide anualmente em 50.000 mulheres/ano no Brasil,sendo 6.000 na capital.O predomínio de casos avançados(maior que 5cm)decorre da falta de acesso e demora em diagnosticar e tratar(média de 6 meses. Viabilizamos no CRSM em agosto de 2005 um Centro de Atendimento rápido e integrado para diagnóstico em consulta única.Após 24 meses foram atendidas 33.774 mulheres e diagnósticados 2.701 casos de câncer, sendo só 26% nos estádios avançados,com redução de mortalidade imediata de 19,5%


Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização


Gestão como Instrumento para Elevar a Taxa de Adesão ao Tratamento Anti-Retroviral de Pacientes Vivendo com HIV/aids

Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids - Casa da Aids da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HCFMUSP

Eliana Battaggia Gutierrez - elianabg@hcnet.usp.br

Para contemplar alterações no perfil de 3051 pacientes com HIV/aids o Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids do HCFMUSP (SEAP HIV/Aids) desenvolveu projeto de gestão com foco na adesão do paciente ao tratamento, fator crítico de sucesso do mesmo. Resultados mostram elevação da retirada de medicamentos, redução de absentismo às consultas, efetividade de tratamento em 93% dos pacientes e custo/paciente/ano de R$ 24,51. Parcerias firmadas incluem Ministério da Saúde e ONG.


Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal – Projeto Nota Fiscal Paulista

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Alvaro Ribeiro Botelho Junqueira - arbjunqueira@fazenda.sp.gov.br

Com a finalidade de estimular o exercício da cidadania fiscal, o Governo do Estado de São Paulo idealizou o projeto Nota Fiscal Paulista que tem como objetivo o incentivo à solicitação, pelos consumidores, do documento fiscal nas aquisições de mercadorias. Para isso, será devolvido aos consumidores 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento. Além de diminuir a carga tributária individual dos cidadãos, espera-se a diminuição da concorrência desleal e da comercialização de produtos ilegais.


Ação com Foco na Redução e Controle de Perdas no Município de Salesópolis

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP

Dante Ragazzi Pauli - drpauli@sabesp.com.br

Ação para reduzir e controlar o índice de perda em um município com o ciclo completo do saneamento, que vai desde a captação através de mananciais e poços, Tratamento e Distribuição de água e captação e tratamento de esgotos, um município com certificação iso 14.000, buscando trazer o indicador de perda do município a niveis aceitaveis, reduzindo o volume de água disponibilizado e aumentando os volumes medidos e faturados, aplicando ferramentas da qualidade com o MASPP e o PDCA.


Gestão de Recursos Humanos


Sistema de Avaliação Institucional - Um instrumento para a melhoria da qualidade da Educação Profissional

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Roberta Froncillo - avalinst@centropaulasouza.sp.gov.br

O Sistema de Avaliação Institucional foi criado com o propósito de apurar a qualidade da Educação Profissional oferecida pelo Centro Paula Souza.Fornece dados para um planejamento compromissado com o sucesso escolar. Como resultado houve melhoria do desempenho e o desenvolvimento de um processo de envolvimento da comunidade escolar capaz de transformar a própria realidade para melhor.


Os Caminhos de uma Empresa Socialmente Responsável

Sabesp - Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo

Walter Sigollo - mrubimcs@sabesp.com.br

Cada vez mais as empresas são cobradas a desempenhar na sociedade um papel que extrapola o da realização de negócios, o da prestação de serviços e o da geração de lucros para os acionistas. O exercício da responsabilidade social é uma atuação compatível com objetivos mais amplos de busca de um bem-estar coletivo e de um desenvolvimento que seja sustentável no longo prazo. É um avançado de conscientização e mobilização dos gestores e dos empregados, com impacto direto em toda a sociedade.


Design de Hipermídia


Portal AcessaSP

Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo

Antônio Carlos de Oliveira - lidecweblab@gmail.com

Tem como objetivo ser referência de uso da internet em programas de inclusão digital, oferecendo conteúdos e facilitando a navegação por meio de ferramentas inovadoras. O seu desenvolvimento foi baseado na idéia de construção colaborativa e na criação de comunidades de usuários, que visa à proposição de novas formas de comunicação em rede. A interface foi projetada para oferecer, de maneira simples, o maior número de caminhos cognitivos que conduzam o usuário ao serviço ou módulo desejado.


Infra-Estrutura


Ambiente Online de Pagamentos de Tributos de IPVA, Licenciamento Eletrônico, Multas de Trânsito e Seguro Obrigatório.

PRODESP

Ruggero Ruggieri - ruggero@fazenda.sp.gov.br

Ambiente de pagamentos de tributos online (tempo-real) estaduais entre Secretaria da Fazenda e Bancos conveniados.


Transações Internas


Sistema de Gerenciamento do Colegiado da Congregação da FMRP e Disponibilização dos Documentos via Web

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Kátia Mitiko Firmino Suzuki - kmsuzuki@fmrp.usp.br

o Sistema de Gerenciamento do Colegiado da Congregação da FMRP e disponibilização dos documentos via Web possui com objetivo principal otimizar o processo de divulgação das pautas das reuniões do colegiado da Congregação, bem como as decisões através da divulgação das atas. Outro aspecto importante é a divulgação dos membros que compõem o Colegiado e a vigência de seus mandatos. Para consolidar o trabalho foi desenvolvido o Portal da Congregação para a plataforma Web.