1ª Edição, ciclo 2004

LISTA DOS 39 FINALISTAS

Atendimento ao Cidadão


Atendimento a adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação, visando a sua reinserção na sociedade

Febem São Paulo - Divisão Técnica Raposo Tavares - Unidade de Internação Pirituba Caio Rubens de Mello Castro - uiuippirituba@febem.sp.gov.br

Experiência no atendimento diferenciado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, utilizando uma metodologia voltada a compreensão da dinâmica destes, suas características e vivências pessoais, acreditando em um trabalho interdisciplinar, trazendo parcerias com a comunidade para dentro da unidade, visando uma melhor implementação deste trabalho. Ao longo de 30 meses, não foi registrada nenhuma rebelião e todos os jovens tiveram envolvimento nas atividades. O trabalho foi referendado por adolescentes, familiares, corpo funcional, entidades públicas e privadas e pela mídia.


Conte Comigo

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Monica Lima Carvalho - mlcarvalho@saude.sp.gov.br

O Conte Comigo é um dos pilares de um Programa Estadual de Humanização Hospitalar. Iniciou-se no ano de 2003 e tem por objetivo principal a mudança de cultura nas instituições médico-hospitalares próprias do Estado. Utiliza-se da opinião do cidadão/ usuário como um fator de pressão externa para esta mudança, que se baseia na prevalência da solidariedade e da ética, tanto nas relações internas, trabalhando e motivando os profissionais, quanto principalmente, em relação ao usuário de seus serviços e seus familiares. O Conte Comigo propicia a eles um canal de participação na administração do hospital em um processo permanente, subsidiando a Direção no sentido da melhoria contínua da qualidade do atendimento.


São Paulo - um Estado de leitores

Secretaria de Estado da Cultura - José Luiz Goldfarb - jlgoldfarb@sp.gov.br

Partindo do princípio de que o livro é o instrumento mais fácil a partir do qual um indivíduo pode se superar, o programa São Paulo - um Estado de leitores adotou como meta não só disponibilizar livros em todo seu território como também incentivar o hábito da prática de leitura por prazer. Por um lado, impôs-se o objetivo de zerar o número de Municípios do Estado sem biblioteca, arranjou parceiros e prevê alcançar a meta com a inauguração de 84 unidades até o final do ano. Por outro, identificou outros espaços propícios para leitura e vêm inaugurando Bibliotecas Comunitárias em conjuntos habitacionais, hospitais, estações de metrô etc.


O Centro de Integração da Cidadania

Centro de Integração da Cidadania - Tatiana Bello Djrdjrjan - nfranca@sp.gov.br

O Programa consiste no oferecimento de serviços integrados do Poder Executivo, Judiciário e do Ministério Público à população residente em periferias onde o Estado está distante. Procura assegurar a democratização do acesso à justiça e à cidadania, bem como o envolvimento com a comunidade local e o terceiro setor, trabalhando ativamente a educação comunitária. A instalação dos Centros de Integração da Cidadania fundamenta-se especialmente em dois aspectos: prevenção da violência, atuando na origem do conflito e prestação de serviços população de forma integrada, no interior das comunidades.


Mobilização Pra Valer

E.E. Prof. José Sanches Josende - Maria Antonia do Prado - secretaria@escolajosende.com.br

Objetivo: mobilização para melhoria da qualidade do ensino, do prédio escolar, de seu entorno, da comunidade e dos relacionamentos, (comportamento ético), elevar a auto-estima fragilizada, afastar a violência instaurada, garantir o ensino obrigatório, reunindo-se a equipe e destacar suas virtudes, elevar sua auto-estima, promover projetos educativos, (protagonismo juvenil), respeitar o pluralismo cultural, enfatizar três eixos em torno da ética e da cidadania (o olhar, o ouvir e o pertencer). Resultados: extinção da violência na escola, melhoria do meio ambiente comunitário e do desempenho escolar.


Central de Atendimento e de Informações Educacionais da Secretaria de Estado da Educação

Secretaria de Estado da Educação - Maria Nicia de Castro/Naime Saito - nshimura@edunet.sp.gov.br

Este trabalho tem a finalidade de apresentar a consolidação e o reconhecimento, do público interno e externo, pelo desempenho da Central de Atendimento e de Informações Educacionais – SEE, formada por uma equipe empenhada e comprometida em promover a eficácia dos serviços públicos. Uma equipe que, mesmo sob condições iniciais adversas e dispondo de recursos tecnológicos escassos, acreditou na transformação do padrão anterior de atendimento e estabeleceu um modelo diferente alicerçado nas seguintes diretrizes:


Serviço de Governança - Um Novo Conceito em Hotelaria Hospitalar SUS

Instituto da Criança do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina USP - Eloise Ana da Silva - eloises@icr.hcnet.usp.br

Visando o conforto , a segurança e o bem estar dos pacientes e acompanhantes SUS, o Serviço de Governança do Instituto da Criança do HC, surgiu em 2002 a partir de uma reforma administrativa, com o objetivo de propor ações voltadas à qualidade de serviço prestado e um atendimento humanizado aos nossos clientes, através de alguns benefício de Hotelaria. Após 2 anos, os impactos identificados foram nos resultados de produtividade, qualidade e satisfação do cliente. Comemoramos nosso aniversário em abril, com um convite para proferir nossa experiência no 4º Congresso de Humanização.


Desburocratização


Manifestação Prévia para Realização de Despesas

Casa Civil (SEI - Sistema Estratégico de Informações) - Gerci Alves Martins - gmartins@sp.gov.br

O aplicativo tem como objetivo realizar o encaminhamento e acompanhamento eletrônico das solicitações de aprovação de despesas apresentadas pelos órgãos da administração direta e indireta do Estado, em cumprimento ao disposto no Decreto nº 41.165 de 20/09/96, o qual determina que as despesas com convênios, contratos de serviços, obras e compras, de valor igual ou superior a R$ 150.000,00, somente podem ser executadas após manifestação prévia favorável dos Secretários Fazenda e do Planejamento. Como resultado temos a eliminação do trâmite entre Secretarias de aproximadamente 2000 processos/ano.


Eficiência no Uso dos Recursos Públicos


Programa Permanente de Reestruturação Administrativa

Polícia Militar do Estado de São Paulo - Paulo Mariano Lopes - 6empm@polmil.sp.gov.br

O Programa tem por mister otimizar e racionalizar os recursos humanos em prol do melhoramento do desempenho operacional. Com a Cooperação entre Secretarias de Estado, substituiu-se policiais militares por Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária. Com o Serviço Auxiliar Voluntário na PM, desenvolvido para que jovens entre 18 e 23 anos, pudessem exercer atividades, nas quais eram empregados policiais de carreira, somados aos demais projetos de reestruturação administrativa, (orgânica e funcional), obteve-se soluções que resultaram na liberação de mais de 9.000 policiais militares para a atividade-fim.


O Processo de Compostagem como Instrumento de Preservação Ambiental na Fundação Parque Zoológico de São Paulo Fundação Parque Zoológico de São Paulo - João Batista da Cruz - jbcruz@sp.gov.br

Para minorar os impactos ambientais dos dejetos de animais, resíduos alimentares e vegetais (4 toneladas/dia) gerados nas suas atividades, a FPZSP instalou em suas dependências uma unidade de compostagem (UC) com o objetivo de promover a melhoria das condições ambientais locais e do entorno (solo, vegetação nativa e recursos hídricos) reduzir custos e gerar receitas adicionais para a sustentação do processo. Além de minorar significativamente os impactos ambientais, o modelo implementado reduziu custos com descarte e transporte de resíduos recuperáveis, com adubos, com a alimentação dos animais silvestres, e gerou receitas adicionais com a venda de material reciclado.


Eficiência na Dispensação de Medicamentos para Pacientes Ambulatoriais

Companhia de Processamentos de Dados do Estado de São Paulo - PRODESP - Sônia Regina JUliani - sonia@juricana.hcnet.usp.br

Criou-se um novo Sistema de Dispensação Ambulatorial de Medicamentos para promover o uso seguro e racional de medicamentos, focando também a eficiência no uso dos recursos públicos. Para isso, padronizaram-se as condutas para dispensação, montou-se um banco de dados com informações de medicamentos e foi desenvolvido um sistema informatizado. Obteve-se como resultados o ‘Guia Farmacoterapêutico’, a ‘Ficha Eletrônica de Dispensação’, os indicadores de desempenho e a racionalização na dispensação de medicamentos, contribuindo para uma melhor utilização dos recursos públicos.


Cidadania no Cárcere

Secretaria da Administração Penitenciária - José Valter da Silva Junior - jdasilva@sp.gov.br

O projeto cidadania no cárcere foi desenvolvido e implantado pela Secretaria da Administração Penitenciária, com o objetivo de administrar unidades prisionais em parceria com organizações não governamentais. Atualmente o projeto abrange dezenove centros de ressocialização e duas penitenciárias, os quais contam com excelência no atendimento e respeito pelo preso, que recebe toda a assistência prevista no artigo 11 da lei de execução penal. As autoridades que hoje atuam na Secretaria da Administração Penitenciária, através de sua larga experiência sobre a execução penal no Estado de São Paulo, detectaram que qualquer tentativa de ressocialização da pessoa humana, sem o envolvimento da sociedade, tende a não ser eficaz. O próprio termo ressocialização deriva de sociedade, o retorno à sociedade. Como retornar a algo que se mantém muito distante e alheio à realidade diária? Desta forma, foi avaliado que o melhor ambiente para a execução da pena é o município da natureza do preso, e ainda, onde reside sua família. O primeiro objetivo, portanto, é oferecer ao preso um ambiente propício para sua recuperação social.


Recuperar para Educar

FDE Fundaçao para o Desenvolvimento da Educaçao - Antonio Henrique Filho - antonio.henrique@fde.sp.gov.br

Agilizar o atendimento às unidades escolares quanto à aquisição e/ou reposição do mobiliário escolar. 2.2- Solução adotada : estabelecer parceria com a FUNAP e a FEBEM 2.3- Resultados alcançados : a) economia de recursos públicos; b) atendimento ágil às necessidades das escolas estaduais; c) aproveitamento da mão de obra dos presos em oito oficinas montadas em presídios do Interior; d) aproveitamento da mão de obra dos menores infratores da FEBEM (a partir dos 16 anos) na oficina montada na Unidade Brás/FDE.


Uso da Educação à Distância (EAD) na Capacitação de Agentes Fiscais de Rendas - O Caso do Curso de Telecomunicações e Energia

Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo - Cristina Célia Pereira Angelini - cangelini@fazenda.sp.gov.br

Os setores de telecomunicações e energia elétrica respondem por cerca de 24% da arrecadação do ICMS do Estado de São Paulo, o que significa mais de 700 milhões de reais por mês, merecendo, portanto, por parte da Secretaria da Fazenda de São Paulo, um acompanhamento diferenciado, haja vista a sua relevância para a composição do orçamento do Estado. Além disto, estes dois setores apresentam um alto grau de complexidade tecnológica, de velocidade de inovações e de regulação especial pelo poder público. Portanto, o Estado depara-se com enormes desafios para a realização de suas atividades envolvendo estes setores e um dos maiores problemas a ser enfrentado é a capacitação de seus agentes para atuarem nestas áreas.


Rede do Saber: Novos Tempos, Novas Tecnologias

Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas - sonia maria silva - debora@vanzolini-ead.org.br

A Rede do Saber é uma rede gestora de formação continuada. Interliga virtualmente todo o Estado de SP, por meio de ambientes de aprendizagem instalados nas 89 Diretorias de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, SEE/SP. Dá sustentação ao Programa de Formação de Agentes Educacionais da SEE/SP, intitulado Teia do Saber que congrega mais de 40 programas que utilizam a Rede, seja em sua totalidade ou em ações específicas. É a maior intranet de alta velocidade do país e uma das maiores do mundo aplicada à educação. Foi implementada com o suporte da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.


Gestão de Recursos Humanos


Bom Dia!

Penitenciária de Martinópolis - Suely Zambelli Silva de Souza - expediente@pmartinopolis.sap.sp.gov.br

As mudanças que se processam na contemporaneidade estão exigindo um redicionamento teórico, ético e operativo no exercício profissional. Em uma Unidade Prisional o grau de tensão ameaça as relações e interfere na qualidade de vida desencorajando, por vezes, a aspiração a uma carreira profissional. A fim de minimizar as crises geradas pelo cotidiano, otimizar o desempenho profissional e promover a integração social criou-se o Projeto Bom Dia! Implantado há um ano, o Projeto Bom Dia vem provocando mudanças de mentalidade e conduta, tanto dos funcionários como da sociedade civil.


Programa Viver Melhor

12º. Batalhão de Polícia Militar do Interior - Valmir da Conceição Vieira - 12bpmip5@polmil.sp.gov.br




Gestão de Pessoas por Competências: o desenvolvimento das pessoas com foco no negócio

Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Walter Sigollo - mrubimcs@sabesp.com.br

A Sabesp, empenhada em aprimorar seus padrões de eficácia organizacional e frente às exigências do novo ambiente de negócios, desenvolveu um Modelo de Gestão de Pessoas por Competências. Este é um sistema que reconhece e possibilita o alinhamento entre os objetivos do negócio e o progresso das pessoas. A sua construção realizada de forma participativa, e com a adoção de ações integradas à gestão estratégica de RH, possibilitou um alto grau de comprometimento de todos com a mudança, bem como a concretização de uma empresa pública mais moderna, eficaz e voltada para o cliente e para o cidadão.


Inclusão Digital


Aluno Monitor

Fundação para o Desenvolvimento da Educação - Silvia Galletta - silvia.galletta@fde.sp.gov.br

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo assume a liderança entre as Secretarias de Educação dos demais Estados brasileiros no processo de implantação e implementação de programas voltados para o acesso e a apropriação, pelas escolas, das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs. O Mapa da Exclusão Digital, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado em abril de 2003, chama a atenção para o fato do Estado de São Paulo promover a inclusão de 47,7% de alunos em 2001, contra 16,3% dos alunos incluídos em 1997. Isso demonstra o efeito concentrado de uma política pública voltada para a universalização do acesso às tecnologias pela comunidade escolar. Contudo, muito ainda há que ser feito para que se possa atingir a totalidade dos usuários da escola. Nessa medida, o Projeto Aluno Monitor se constitui num forte aliado, à inclusão digital, uma vez que pela ação protagonista das novas gerações é possível levar a geração adulta, mais resistente à incorporação das novas tecnologias, à apropriação e uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola. Com isso, espera-se a criação de um ambiente escolar que seja favorável aos usos das TICs nos processos de modernização da escola e melhoria dos serviços por ela prestados à comunidade.


Promover Saúde

Infocentro Vila Conceição - Edna Maria Silva Souza - vilaconceicao@acessa.sp.gov.br

O objetivo deste projeto é qualificar melhor os agentes comunitários de saúde do posto Dom João Nery, extremo leste da Capital, por meio da inclusão digital. Para isto, o Infocentro Vila Conceição foi utilizado como espaço de capacitação para uma equipe de 16 agentes de saúde, sendo que cada um deles está responsável pelo atendimento de 150 famílias da região. O projeto teve início em julho de 2003.


Programa Acessa São Paulo

Imprensa Oficial do Estado - Fernando Guarnieri - fguarnieri@sp.gov.br

O Programa Acessa São Paulo é parte da estratégia de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Seu principal objetivo é garantir a equidade no acesso às novas tecnologias de informação e comunicação e, por meio deste acesso estimular o desenvolvimento das comunidades atendidas assim como o desenvolvimento pessoal de sua população. Para isso atuamos em três frentes: - Acesso livre e gratuito às novas tecnologias de informação (principalmente a Internet); - Orientação no uso destas tecnologias; - Oferta de conteúdo e estímulo à criação de conteúdo pelas comunidades atendidas. Os resultados até abril de 2004 são: - 144 Infocentros instalados; - 7 milhões de atendimentos; - 350 mil pessoas cadastradas; - 26 mil alunos em cursos online; - 107 projetos comunitários cadastrados na “Rede de Projetos”; - 68% dos usuários dizem ter melhorado seu desempenho escolar após o acesso à Internet; - 54% dizem ter melhorado seu relacionamento com as pessoas; - 42% dizem ter melhorado seu desempenho profissional; - 28% publicam algum conteúdo na Internet.


Padeiro Mirim

Infocentro Criança Feliz - Erly Rodrigues Silva - acrcriancafeliz@hotmail.com

O Projeto Padeiro Mirim, que já capacitou 144 adolescentes e pré-adolescentes, tem como objetivo utilizar a infra-estrutura do Infocentro Criança Feliz (10 computadores conectados à Internet em banda larga, impressora, scanner e webcam) para realização de cursos de prevenção de acidentes domésticos, de higiene pessoal, de aproveitamento de alimentos e de capacitação profissional nas áreas de hotelaria, confeitaria e panificação.


Agência Virtual de Empregos

Infocentro Vila Antonieta - José Roberto dos Santos - jrts1@pop.com.br

O Projeto Agência Virtual de Empregos tem como objetivo articular a demanda e a oferta de empregos e oportunidades de trabalho, oferecendo um serviço de capacitação e encaminhamento de trabalhadores desempregados para o mercado de trabalho. Objetiva também integrar empresas e comunidade local na busca de soluções para o problema do desemprego, identificando as principais competências demandadas pelas empresas. E, ainda, levantar a vocação econômica da região.


Infra-estrutura


Inovar e Economizar

E.E. Coronel Pedro Dias de Campos - Édna Rodrigues Carriel - ednacarriel@fasternet.com.br

Ao assumir a direção nesta Unidade Escolar, percebi as dificuldades dos alunos e funcionários para acessar a INTERNET discada, que é lenta e a conexão cai muito, o que ocasionava desinteresse dos alunos pela informática. Fato esse que me levou a buscar recursos e tentar solucionar esse problema.


Monitoramento da Vegetação do Estado de São Paulo

Instituto florestal - Secretaria do Meio Ambiente - Francisco Jose do Nascimento Kronka - kronka@iflorest.sp.gov.br

Efetuou-se o levantamento da vegetação de São Paulo tendo sido estruturada base georreferenciada para futuro monitoramento. Pela primeira vez, desde a chegada dos colonizadores europeus, constatou-se inversão da tendência do desmatamento: a área verde do Estado voltou a crescer. O trabalho apresenta levantamentos fundamentais para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação, especificamente daquelas da Região da Mata Atlântica Litorânea. O reflorestamento teve suas áreas quantificadas com informações estratégicas para disponibilização desta matéria-prima.


OpenOffice.org no Metrô de S.P.

Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô - Jair Ribeiro de Souza - jrsouza@metrosp.com.br

O objetivo deste trabalho é demonstrar como foi feita a implementação do StarOffice/OpenOffice.org na Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô como solução em reduzir os custos com licenciamento de softwares. A solução pela implantação deste software foi bastante produtiva, uma vez que a qualidade do software se mostrou em um nível acima do esperado. Os resultados alcançados também foram acima do esperado, uma vez que além da redução dos custos foi possível ampliar o parque de informática e transformar a empresa em exemplo, a nível nacional, na implantação de software livre.


Modernização de TI: Transformando CPDs em IDCs

Universidade de São Paulo - Centro de Computação Eletrônica - Edson dos Santos Moreira - edson@icmc.usp.br

Este trabalho descreve o esforço empreendido pela Universidade de São Paulo no sentido de modernizar a sua infra-estrutura de CPD para adequá-la às novas demandas de TIC que a comunidade requer. A transformação de seu Centro de Processamento de Dados em Internet Data Center é descrita, dando ênfase aos ajustes físicos, de procedimentos, de alocação e treinamento de recursos humanos e às necessidades de adequações na estrutura organizacional do Centro de Computação Eletrônica. A otimização dos recursos, a sensível melhoria no nível de serviço oferecido e a economia em termos de compartilhamento de recursos são alguns dos resultados obtidos até agora.


Apresentação do Projeto INTRAGOV

Cia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Marcos Tadeu Yazaki - myazaki@sp.gov.br

A criação de uma infra-estrutura de comunicação no âmbito de governo proporcionou ao Governo do Estado a diminuição de gastos com circuitos de comunicação de dados, a integração das informações, a racionalização de recursos e a identificação de novas tecnologias, aproximando a administração pública ao cidadão de forma ágil e transparente.


Transações Internas


Sistema Estratégico de Informações - SEI

Prodesp - André Rodrigues - arodrigues@sp.gov.br

O Sistema Estratégico de Informações é uma rede informatizada que interliga o Governador e todo o nível executivo da administração pública estadual. Baseado no conceito de workgroup e na integração e compartilhamento de informações, o Sistema possui aplicativos como Correio Eletrônico, Cadastro de Obras e Ações, Cadastro de Pregões, Cadastro de Serviços Terceirizados, entre outros, além de módulo de acesso à Internet. Permite um melhor gerenciamento do Estado, facilidades para cobrança de resultados e um diagnóstico contínuo da execução do Plano de Governo.


Sistema de Gerenciamento de Licitações - SGL

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp - Alvaro Manuel Santos Mendes - amendes@sabesp.com.br

O objetivo do sistema é elaborar licitações, de acordo com a legislação vigente, em ambiente cliente/servidor, divulgando as regras do negócio, centralizando dados e publicando informações na Internet. Dessa forma as informações ficam totalmente transparentes e públicas. O SGL determina o fluxo de trabalho adequado para os diferentes tipos e modalidades de licitação, contemplando uma vasta gama de peculiaridades inerentes a cada contratação. Outra importante característica é o módulo de compras eletrônicas, pioneiro no Brasil para empresas públicas.


Sistema Integrado de Informações Clínicas

Instituto do Coração - HC FMUSP - Marco Antonio Gutierrez - marco.gutierrez@incor.usp.br

O Instituto do Coração (InCor) tem envidado grandes esforços para integrar todas as informações clínicas dentro da Instituição. Nos últimos anos o InCor desenvolveu e implantou um Sistema Integrado de Informações Clínicas (SI3) para ser utilizado como um repositório eletrônico de todas as informações de saúde, clínicas e administrativas dos pacientes como alternativa tecnológica aos prontuários e registros médicos em papel. Este trabalho apresenta a experiência no desenvolvimento do SI3, que inclui resultados de exames, imagens médicas, medicamentos e procedimentos prescritos, laudos e sinais vitais em tempo real, colaborando para uma melhor gestão dos recursos institucionais e para melhorar o atendimento aos pacientes.


Sistema de Registro de Preços - Catálogo Eletrônico de Compras

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp - Alvaro Manuel Santos Mendes - amendes@sabesp.com.br

Após assinatura da Ata de Registro de Preços, as informações são transferidas para o catálogo eletrônico de compras, onde é possível saber as quantidades previstas de cada material por Unidade de Negócio. As Unidades acessam o sistema e cadastram suas solicitações, gerando planilha de orçamento e contrato. Como todas as condições comerciais e preços já foram estabelecidos na ata de Registro de Preços, o sistema gera arquivo de dados que é enviado, via e-mail, aos fornecedores. Em alguns casos, esse arquivo é automaticamente inserido no sistema de planejamento da produção do fornecedor.


Transações para a Sociedade


Sítio do Pregão do Estado de São Paulo

Secretaria da Casa Civil - Sistema Estratégico de Informações - SEI em parceria com a PRODESP - Roberto Meizi Agune e Horácio José Ferragino - asabelaf@sp.gov.br

O Governo do Estado de São Paulo criou o sítio www.pregao.sp.gov.br, com objetivo de disponibilizar informações gerenciais sobre o Pregão (nova modalidade de Licitação), proporcionando maior transparência à gestão de compras governamentais, por meio de livre consulta da sociedade e pela troca de experiência e conhecimento entre os gestores públicos. O sítio do pregão (www.pregao.sp.gov.br), oferece informações como legislação, editais-padrão, composição de custos e serviços, catálogos de materiais, informações sobre o sistema de apoio aos pregoeiros, e o cadastro de pregões que é o meio eletrônico para que os órgãos da administração pública estadual registrem as informações sobre todos os pregões. Os resultados obtidos pelos 11.231 pregões presenciais realizados até 24.08, economizaram R$ 804 milhões de reais, reduzindo em 17,51% o valor de suas compras de bens e serviços,ou seja a administração pública deveriam gastar pelas aquisições e serviços R$ 4.591 bilhões, mas pagaram R$ 3.787 bilhões.


Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo - BEC/SP

Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda - Maria de Fátima Alves Ferreira - mfferreira@fazenda.sp.gov.br

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto nº 45.085, de 31 de julho de 2000, instituiu o sistema eletrônico de contratações, dispondo sobre normas operacionais de realização de despesas nessa formatação, destinado aos órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais do Estado, abrangendo o recebimento de propostas em sistema eletrônico, por meio da Internet, para a apuração do menor preço ofertado, em hipóteses de dispensa de licitação, pelo valor, e procedimentos licitatórios realizados na modalidade convite, cujo objeto seja a aquisição de bens para entrega imediata, desde que os licitantes estejam previamente cadastrados no SIAFÍSICO, em seu banco de dados de fornecedores.


Modernização do Núcleo de Documentação e Informação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Secretaria da Fazenda - Carmem Lúcia Batista - clbatista@fazenda.sp.gov.br

O Programa de Modernização da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (PROMOFAZ) viabilizou um projeto de reforma do Núcleo de Documentação e Informação (NDI), que abrangeu adequação da estrutura física, capacitação dos funcionários, melhoria na prestação de serviços e implantação de serviços eletrônicos. Os fatores críticos que contribuíram para o sucesso da iniciativa foram as parcerias estabelecidas, principalmente com departamentos da própria Secretaria, e a valorização da prestação de serviços. Essas ações, com baixo ou nenhum custo ao Estado, estimulam a participação, garantem a legitimidade dos serviços e contribuem para a melhoria da qualidade.


Bate-Papo Tecnológico do IPT

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT - Ely Bernardi - ely@ipt.br

O site do IPT, reestruturado em 2001, incorporou recursos de interatividade com o visitante. Um deles foi o bate-papo tecnológico semanal, que torna temas especializados mais acessíveis aos cidadãos. Os bate-papos do IPT, regulares, inovaram na Internet. Abordam temas muitas vezes complexos – como plástico biodegradável, poluição eletromagnética de celulares ou economia de água – transpondo-os para linguagem coloquial. O acesso mensal à página do bate-papo, crescente, ultrapassou 15 mil visitantes em junho de 2004. Os bate-papos trazem novas oportunidades e clientes ao IPT e informação ao público geral.


Leia Livro, uma comunidade de leitores

Programa "São Paulo, um Estado de Leitores" - Juliano Spyer - julianos@sp.gov.br

O site Leia Livro (www.leialivro.sp.gov.br), da Secretaria de Estado da Cultura, é um espaço aberto e interativo para o encontro de pessoas interessadas em livros. O site permite que essas pessoas troquem dicas de leitura e informações sobre eventos do mundo literário. A interação dos participantes produz conteúdo editorial exclusivo e gratuito, que é aproveitado em boletins diários transmitidos pelas Rádios Cultura AM e FM, atingindo milhares de ouvintes em São Paulo. O projeto fechou também parcerias com as principais editoras do país para premiar a colaboração com livros novos.


Comunidade de Prática Riscos Geológicos

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT - Eduardo Soares de Macedo - esmacedo@ipt.br

A Comunidade de Prática Riscos Geológicos, montada pelo IPT, com apoio da ABIPTI e aberta a todos os interessados no tema é um espaço virtual de encontro, discussão e disponibilização de materiais entre os membros da Comunidade. Foi desenvolvida ferramenta de web para hospedar e gerenciar a comunidade, com várias funcionalidades dentre as quais notícias, eventos, biblioteca, links, fórum de discussão, perguntas e respostas e perfil de participantes. A Comunidade conta com 245 participantes e a expansão da interação entre eles, é o maior desafio da equipe que administra a Comunidade.